16/05/2013

Jeriquara apresenta pedidos na Secretaria de Agricultura

Roberto Engler

Deputado Roberto Engler acompanhou prefeito e vereador do município

 

16/05/201,3 - O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o prefeito de Jeriquara, Sebastião Henrique Dal Piccolo, o Tião (PSD), e o vereador Éder Luiz Carvalho Gonçalves (PSD) se reuniram, na terça-feira (14), com a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, para tratar de demandas agrícolas do município. Equipamentos e reforma da Casa da Agricultura foram os principais pedidos.
As reivindicações unem os interesses do município e da Associação dos Produtores Rurais de Jeriquara. O desejo é obter apoio do Governo do Estado para a compra de equipamentos para seleção e empacotamento do café, além de uma briquetadeira e uma trituradeira de madeira, máquinas com custo estimado em mais de R$ 600 mil. “É um esforço para criar estrutura comum para uso e benefício de todos os associados. Ótima iniciativa”, afirmou o deputado Roberto Engler.
As solicitações devem ser incluídas em um plano de trabalho a ser contemplado por meio do Programa de Microbacias II, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, executado em conjunto pela Cati (pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e pela CBRN (Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente), esta última da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A Associação dos Produtores Rurais de Jeriquara já demonstrou interesse em participar do programa. “Com um plano de trabalho bem feito, a chance de aceitação do projeto é muito grande”, disse Bergamaschi. O Programa de Microbacias II determina que até 70% do valor do repasse seja oferecido pelo Governo do Estado e os outros 30% são pagos pelos produtores.

 

CASA DA AGRICULTURA E PONTE
Durante o encontro, deputado, prefeito e vereador aproveitaram para oficializar solicitação de reforma da Casa da Agricultura de Jeriquara. As intervenções estão avaliadas em pelo menos R$ 150 mil. A Casa da Agricultura serve para reuniões dos agricultores e palestras da própria Cati, órgão da secretaria, no município.
A secretária Mônika Bergamaschi autorizou a reforma em parceira pela qual a Prefeitura será responsável pelo projeto das intervenções e pela mão-de-obra, enquanto a secretaria vai arcar com os materiais utilizados nas intervenções. “Foi um acordo valioso que resolve o problema”, afirmou o deputado Roberto Engler.
O prefeito Tiãozinho ainda fez a solicitação de apoio para reformulação de ponte na Estrada Vicinal que liga Jeriquara a Ribeirão Corrente, na altura do Ribeirão São Luiz.