08/05/2013

Jardinópolis terá Etec

Roberto Engler

Governador acatou pedido do deputado Roberto Engler e de lideranças da cidade

 

08/05/2013 - Em visita a Jardinópolis, ontem (7) à tarde, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) atendeu pedido do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e de lideranças municipais e anunciou a implantação de uma Etec (Escola Técnica) na cidade. A escola deve funcionar no prédio do antigo Sesi.
A liberação da Etec ocorreu de maneira relâmpago. Na segunda-feira (6), o vice-prefeito Paulo Roberto de Almeida, o Paulinho da Vila (PV), e o vereador Mateus Signorini (PSDB) estiveram com Engler, em Franca, solicitando, em nome do prefeito José Antonio Jacomini (MD), auxílio do deputado para viabilizar a escola. Um dia depois, a obra estava anunciada.
Ontem (7), Engler fez questão de se encontrar o governador Geraldo Alckmin especialmente para tratar do assunto, no início da manhã, em Ribeirão Preto. Aproveitou, ainda, para conversar com a professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, órgão que administra as Etecs e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia).
“Ainda em Ribeirão, acertamos a questão. Na hora do almoço, cheguei inclusive a falar com o vereador Mateus, com o vice Paulinho e com o prefeito Jacomini que, à tarde, Jardinópolis receberia este presente do governador Geraldo Alckmin. Agora, é acertar os detalhes para viabilizar a unidade, o que deve ocorrer até 2014. Agradeço muito ao governador pela resposta positiva”, revelou Engler.
O município já conta com três cursos descentralizados da Etec de Serrana. “Além da disponibilidade de oferecer o prédio do Sesi para receber a Etec, disposição que já havia sido manifestada pelo prefeito Jacomini, os cursos descentralizados foram mais um argumento forte para convencer o governador”, afirmou o deputado.

 

ARTHUR COSTACURTA
Durante seu discurso, o governador Geraldo Alckmin confirmou o que o deputado estadual Roberto Engler vem anunciando há meses: a duplicação da Rodovia Arthur Costacurta.
São 5,5 quilômetros de melhorias com custo de aproximadamente R$ 20 milhões. A licitação é aguardada para breve. “Jardinópolis realmente está sendo distinguida pelo Governo do Estado, com investimentos significativos”, afirmou Engler.
O deputado obteve a confirmação da obra no início do ano, em audiência com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Clodoaldo Pelissioni, acompanhado do vice-prefeito Paulinho da Vila e dos vereadores do PSDB, Mateus Signorini e José Carlos Carvalho. O também vereador Amauri Pegoraro (PSDB) é outro a defender a obra.

 

TRATAMENTO DE ESGOTO E MAIS
Também ontem (7), o governador Geraldo Alckmin assinou convênio do Estado com o município para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Jardinópolis, obra de R$ 15 milhões financiada por meio do Programa Água Limpa e realizada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
A estação tratará 100% do esgoto da cidade, com capacidade para atender mais de 45 mil habitantes, população estimada para 2030. "Jardinópolis será uma cidade 300%, uma cidade saudável", declarou Alckmin, em referência a 100% de fornecimento de água, 100% de coleta de esgoto e, em breve, 100% de esgoto tratado que serão alcançados com a ETE.
"São Paulo vai universalizar o saneamento no interior até 2014. Já assinamos o convênio, a obra será licitada em 30 dias e vamos tirar 68 toneladas de carga orgânica por mês no córrego do Matadouro", disse Alckmin. Além da estação, serão construídas lagoas para tratamento de água com bactérias aeróbias e anaeróbias e dois mil metros de coletores de esgoto.
Para a educação, Alckmin autorizou a construção de uma creche-escola, no bairro Pereira Lima, em parceira com a Prefeitura, e anunciou a construção de uma Escola Estadual no Jardim São Lucas, com oito salas e capacidade para mil alunos, através de convênio com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Só em 2013, a cidade ainda vai receber outros repasses, entre eles, um caminhão, uma ambulância e um ônibus escolar.