02/05/2013

Caconde solicita cursos de capacitação

Roberto Engler

Cidade terá 90 vagas do Programa Via Rápida neste semestre

 

02/05/2013 - Por meio do trabalho conjunto do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), do prefeito Luciano Semensato (PSDB) e do vice-prefeito Pedro Celso (PSDB), Caconde deve receber cursos de formação profissional do Programa Via Rápida. Audiência realizada na última terça-feira (30) definiu que serão 90 vagas para este semestre, 60 delas por meio da carreta de Vestuário, com o curso de Corte e Costura e outras 30 para a formação de Rotinas de Escritório.
O encontro foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e comandado pelo secretário em exercício, Luiz Carlos Quadrelli. “Vamos triplicar o número de vagas no município em relação ao ano passado”, disse Quadrelli.
O Via Rápida Emprego oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir negócio próprio. “É um dos principais programas do Governo do Estado hoje, um projeto de aprimoramento profissional priorizado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) que tem se revelado muito eficaz”, afirmou Engler.
Durante a audiência o prefeito Luciano e o vice Pedro Celso ainda solicitaram novas vagas para o segundo semestre de 2013. Provavelmente as formações de Pedreiro e Eletricista sejam oferecidas. “Caconde tem necessidade desse tipo de capacitação, em especial a nossa juventude. Ficamos gratos com a disposição de parceria do Governo do Estado com nosso município”, disse o prefeito Luciano.

 

CURSOS TÉCNICOS
A formação de nova turma com 40 vagas para o curso técnico de Informática, oferecido pelo Centro Paula Souza, por meio de parceria do município com a Etec (Escola Técnica) de São José do Rio Pardo, também foi confirmada pelo secretário Luiz Carlos Quadrelli. Além disso, outro curso, de Administração, também será implantado pelo mesmo modelo, com mais 40 vagas.
Esse foi um pedido feito pelo deputado Roberto Engler e pelo prefeito Luciano Semensato, à professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, em março. “Outra grande conquista do prefeito Luciano, uma liderança batalhadora e bem intencionada com quem dá gosto trabalhar em parceria”, afirmou Engler
Tanto os cursos do Via Rápida quanto as formações técnicas do Centro Paula Souza reforçam bases de um Programa de Jovem Aprendiz que a Prefeitura de Caconde planeja lançar na cidade. “A intenção é a geração de oportunidades muito importantes para a população de maneira geral, em especial a juventude”, revelou o prefeito.

 

SIL
Além dos cursos de capacitação profissional, o secretário Desenvolvimento Econômico também explicou ao prefeito sobre o SIL (Sistema Integrado de Licenciamento), uma ferramenta online que acelera o processo de abertura de empresa por meio do site www.sil.sp.gov.br. “A implantação do SIL é um apoio ao cidadão, que consegue licenciar seu empreendimento de forma descomplicada e desburocratizada”, definiu Quadrelli.
A simplificação dos procedimentos para o pequeno empreendedor é uma forma de estímulo às iniciativas de geração de emprego que complementa a capacitação profissional dos cursos do Via Rápida, por exemplo. “De forma mais fácil e mais rápida, se regulariza a empresa, normalizando a situação fiscal e legal, gerando oportunidades de trabalho e renda”, disse o deputado Roberto Engler.
 
 

INFRAESTRUTURA
Há 20 dias, o deputado Roberto Engler e o prefeito de Caconde, Luciano Semensato, solicitaram, em audiência na Secretaria da Casa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, a liberação de R$ 300 mil em recursos estaduais para Caconde. O dinheiro será usado para obras de infraestrutura.
O encontro aconteceu na Subsecretaria de Relações com Municípios, com o subsecretário Rubens Cury. A demanda ainda deve passar pela avaliação do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, e do governador Geraldo Alckmin.