17/04/2013

Franca solicita obras viárias nas zonas Oeste e Norte

Roberto Engler

Demanda foi apresentada ao Governo do Estado, na tarde de hoje (17)
 

 

17/04/2013 - O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e o prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) se reuniram com o secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, e apresentaram pedidos para Franca. No total, sete demandas foram discutidas, em investimentos de por volta de R$ 100 milhões. Entre as solicitações, destaque para obras do sistema viário da cidade, em especial nas regiões Oeste e Norte.
Prefeito e deputado foram acompanhados pelos vereadores do PSDB, Adérmis Marini, Donizete da Farmácia e Valéria Marson e pelo senador suplente, Airton Sandoval (PMDB). Os pedidos serão avaliados pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nos próximos dias. Alckmin deve cumprir Franca no próximo mês e há a expectativa do anúncio oficial durante a visita.
A Prefeitura de Franca planeja interligar bairros das zonas Oeste e Norte com a abertura de avenidas, construções de vias marginais na Rodovia Cândido Portinari e construção de novo viaduto entre os existentes na altura da Vila São Sebastião e Guanabara. “É uma revolução no sistema de mobilidade urbana de Franca, em especial das regiões do Distrito Industrial, da Vila São Sebastião e do Leporace”, afirmou o deputado Roberto Engler.
As obras viárias devem promover a ligação da região do Distrito Industrial e dos bairros jardins Simões e Esmeralda ao Residencial Júlio D’Elia e também do Parque Continental com a Zona Norte (Portinari/Leporace). Um novo acesso à Zona Oeste seria viabilizado com a continuação da Rua Gini Teixeira Rocha e a construção de um pontilhão por sobre a Cândido Portinari. Somente estas intervenções estão estimadas em R$ 68 milhões.
“Para concretizar tudo isso, ainda há tratativas que envolverão outros setores do Governo, inclusive a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Mas as ideias são ótimas e o esforço para realizá-las é contínuo”, disse Engler.
Ainda foram solicitadas verbas para a construção de um novo viaduto, na Avenida Champagnat (por sobre a Avenida Ismael Alonso y Alonso) e para o alargamento do Córrego do Cubatão na altura do Uni-Facef (Centro Universitário de Franca) e repasse de uma máquina britadeira que transforma restos de construção em material útil para aterros e construções.
O prefeito Alexandre ainda pretende estabelecer parcerias com o Governo do Estado no sentido de obter recursos para a ampliação do sistema de ciclovias da cidade e para obras de manutenção das Áreas de Proteção Ambiental do município.
O parlamentar agradeceu a atenção dispensada por toda a equipe da Casa Civil. “A forma atenciosa com que o prefeito e os vereadores foram recebidos e, principalmente, a dedicação do secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, e do governador Geraldo Alckmin merecem nosso reconhecimento”, afirmou o deputado Roberto Engler.