21/03/2013

Buritizal e Ituverava assinam termo para terem creches

Roberto Engler

Unidades custam R$ 1,5 milhão e são intermediadas pelo deputado Roberto Engler

 

21/03/2013 - Os prefeitos de Buritizal, David Abmael David (PP), e Ituverava, Walter Gama Terra Júnior (PP), assinaram, ontem (20), em São Paulo, termo de adesão ao Programa Creche Escola, do Governo do Estado de São Paulo. O documento é o passo que antecede a formalização de convênios com os municípios, para liberação de cerca de R$ 1,5 milhão (custo de obras e equipamentos) para cada cidade. As creches devem atender até 150 crianças e foram intermediadas pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB).
Engler tem atuado para viabilizar as unidades desde o segundo semestre de 2011, depois de pedidos feitos prefeitos da época. A interlocução junto às secretarias se manteve desde então. “Há poucos dias, estive com o vereador de Ituverava, Betô (Roberto Inácio Barbosa Filho - PSDB), e falei dessa reivindicação. Coincidentemente, temos agora a assinatura do termo e é mito bom que uma etapa a mais para concretizar a obra tenha sido vencida”, disse Engler.
Os prefeitos podem escolher entre os dois modelos elaborados pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão da Secretaria Estadual de Educação. Como contrapartida pela obra, as prefeituras devem oferecer um terreno de dois mil metros quadrados e o plano de trabalho de Educação Infantil da unidade.
O Programa Creche Escola foi lançado em setembro de 2011 e é desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. Tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
“O ato de assinatura do termo de adesão marca a liberação oficial das creches”, afirmou Rodrigo Garcia. O secretário também lembrou a importância dessas unidades nos municípios. “Existe uma visão clara dos gestores de educação de que a permanência da criança em uma escola dentro de sua comunidade é o ideal, o que também facilita a vida da família, principalmente da mãe trabalhadora”, completou.
“Sabemos que, cada vez mais, a mulher vem se inserindo no mercado de trabalho, por uma necessidade da família e pela independência feminina. Quantas mulheres não chefiam seus lares? Tudo isso faz com que a necessidade de vagas em creches de todos os municípios só aumente”, disse o deputado Roberto Engler.
“Vale acrescentar que o investimento do Tesouro do Estado na construção de unidades para educação infantil, por meio do Programa Creche Escola é inédito, já que é uma área de responsabilidade das Prefeituras. Até por isso, as conquistas obtidas pelos municípios são tão importantes”, completou.
Nesta semana, outros municípios da região assinaram protocolos de intenção do Programa Creche Escola. Entre eles, Altinópolis, Jaboticabal, Orlândia e Pitangueiras contaram com a atuação do deputado Roberto Engler para receber suas creches.