21/03/2013

Orlândia assina termo para ter creche

Roberto Engler

Unidade custará R$ 1,5 milhão e foi intermediada pelo deputado Roberto Engler

 

21/03/2013 - A prefeita de Orlândia, Flávia Mendes Gomes, assinou hoje (21), em São Paulo, termo de adesão ao Programa Creche Escola, do Governo do Estado de São Paulo. O documento é o passo que antecede a formalização do convênio com o município, para liberação de cerca de R$ 1,5 milhão (custo de obras e equipamentos). A creche vai atender até 150 crianças na cidade e foi intermediada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB).
Há 30 dias, Engler esteve reunido com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, e confirmou a liberação da obra. “A amiga prefeita Flávia e a secretária (municipal da Assistência e Desenvolvimento Social) Roberta Piotto não perderam tempo e as etapas necessárias para liberar os recursos e construir a creche já estão sendo vencidas. Isso, é claro, é muito bom”, disse o deputado Roberto Engler.
Os prefeitos podem escolher entre os dois modelos elaborados pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão da Secretaria Estadual de Educação. Como contrapartida pela obra, a Prefeitura de Orlândia deve oferecer um terreno de dois mil metros quadrados e o plano de trabalho de Educação Infantil da unidade.
O Programa Creche Escola foi lançado em setembro de 2011 e é desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. Tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.
“O ato de assinatura do termo de adesão marca a liberação oficial das creches”, afirmou Rodrigo Garcia. O secretário também lembrou a importância dessas unidades nos municípios. “Existe uma visão clara dos gestores de educação de que a permanência da criança em uma escola dentro de sua comunidade é o ideal, o que também facilita a vida da família, principalmente da mãe trabalhadora”, completou.
“Sabemos que, cada vez mais, a mulher vem se inserindo no mercado de trabalho, por uma necessidade da família e pela independência feminina. Quantas mulheres não chefiam seus lares? Tudo isso faz com que a necessidade de vagas em creches de todos os municípios só aumente”, disse o deputado Roberto Engler.
“Vale acrescentar que o investimento do Tesouro do Estado na construção de unidades para educação infantil, por meio do Programa Creche Escola é inédito, já que é uma área de responsabilidade das Prefeituras. Até por isso, a conquista obtida para Orlândia é tão importante”, completou.
Nesta semana, outros municípios da região assinaram protocolos de intenção do Programa Creche Escola. Entre eles, Altinópolis, Buritizal, Ituverava, Jaboticabal e Pitangueiras contaram com a atuação do deputado Roberto Engler para receber suas creches.