22/02/2013

Franca pode ter posto de atendimento da CDHU

Roberto Engler

Deputado Roberto Engler e prefeito Alexandre Ferreira trataram do tema na capital

 

21/02/2013 - Articulação política comandada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e pelo prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (PSDB), quer dar a Franca um Posto de Atendimento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A reivindicação tem como finalidade dar conta da grande demanda de atendimentos gerados pela cidade e pela região.
Esse foi um dos assuntos tratados durante audiência realizada ontem (20), na Secretaria Estadual de Habitação, com o secretário Silvio Torres e a presença do secretário adjunto, Marcos Penido, do vereador Miguel Laércio Matias, o Laercinho (PP), e do senador suplente, Airton Sandoval (PMDB).
Engler já havia apresentado a demanda pelo Posto da CDHU a Torres, no fim do ano passado. O assunto está sendo negociado pelo parlamentar com a Secretaria Estadual da Casa Civil. Hoje (21), o deputado cobrou um posicionamento do secretário Edson Aparecido.
O órgão francano não teria a autonomia de um Núcleo Regional e permaneceria vinculado a Ribeirão Preto. Ainda assim, significaria benefícios diretos para a população, que teria acesso facilitado. “É um esforço, compartilhado pela Administração Municipal, no sentido de propiciar uma aproximação do mutuário com a companhia”, disse Engler.
O prefeito Alexandre Ferreira apresentou, ao secretário Silvio Torres, números que justificam a criação da unidade. Atualmente, a Prohab (Habitação Popular de Franca) tem realizado atendimentos originalmente destinados à CDHU. São por volta de 4,2 mil casos do gênero recebidos pelo órgão municipal a cada mês.
“A demanda inicial é pelo posto. Caso o assunto não avance rapidamente, ao menos um apoio da CDHU à Prohab precisa ser viabilizado, para que a Prefeitura não fique sobrecarregada como está acontecendo hoje”, afirmou o deputado Roberto Engler.

 

CASAS E INFRAESTRUTURA
Durante o encontro de ontem (20), foram discutidas formas de parceria da CDHU com a Prefeitura de Franca para repasses que signifiquem a construção de casas ou o financiamento de obras de infraestrutura por meio da Agência Casa Paulista.
Há a possibilidade de liberação de 200 novas unidades habitacionais para o município. Atualmente, 101 casas estão sendo erguidas no Jardim Santa Bárbara. O Governo do Estado também pode ser parceiro em obras de infraestrutura urbana necessárias para novos empreendimentos.
Os assuntos devem ser discutidos novamente ao longo dos próximos dias. “Neste início de mandato, estamos vendo o esforço do prefeito Alexandre Ferreira no sentido de viabilizar a construção de moradias populares. Pela nossa conversa, a CDHU pode ser uma grande parceira do município reforçando significativamente essa disposição”, avaliou o deputado Roberto Engler.

 

CRECHES
Outra audiência realizada ontem (20), em São Paulo, aconteceu na Secretaria Estadual de Educação. Engler, Alexandre, os vereadores Laercinho e Adérmis Marini (PSDB) e o senador suplente Airton Sandoval estiveram com o chefe da pasta, Herman Voorwald. Franca necessita ampliar suas vagas de creches e o Governo do Estado está disposto a ser parceiro na reivindicação.
Uma nova unidade, com custo entre R$ 1,3 milhão e R$ 1,7 milhão, inclusos construção e equipamentos, e com capacidade para atender 130 crianças, já está confirmada para o Jardim São Domingos para ainda este ano. A intenção é que, nas próximas semanas, ocorra a confirmação de pelo menos mais uma creche.
O deputado Roberto Engler ainda comunicou ao prefeito que Franca deve ganhar uma nova escola estadual voltada para alunos do sexto ao ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.