24/10/2012

Três estudantes de Franca serão deputados jovens

Roberto Engler

Alesp selecionou alunos para simular função dos parlamentares estaduais

 

24/10/2012 - Três estudantes de escolas estaduais de Franca participarão do Parlamento Jovem da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Os alunos foram selecionados com base em projetos formulados por eles. Os 94 deputados jovens do estado de São Paulo se reunirão nos dias oito e nove de novembro, no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia, em São Paulo.
Os alunos selecionados foram Gabriel Teles da Silva, 14 anos, pelo Partido da Natureza, da Escola Estadual Agostinho Lima de Vilhena, Stefany Vitória Dal Sasso, 13 anos, pelo Partido dos Direitos Humanos, da Escola Estadual Professora Ana Maria Junqueira, e Juliana Paula da Silva, 18 anos, pelo Partido da Agricultura, da Escola Estadual Professora Evaristo Fabrício. Os partidos de cada deputado indicam o tema dos projetos apresentados por eles.
Para se ter uma ideia da representatividade da eleição de três estudantes de Franca em 2012, em oito anos (entre 2004 e 2011), a cidade tinha elegido o mesmo número de representantes (um em 2006, um em 2008 e um em 2010).
“O interesse pelo projeto é relevante, porque se trata de uma iniciativa que colabora para a formação de cidadãos e de eleitores que avaliarão com critério o processo de representação política. Além disso, quem sabe não vamos ver sair, desta lista, futuros deputados adultos”, diz o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que, neste ano, promoveu ações de divulgação nas escolas estaduais de Franca.
“Fiquei muito satisfeito ao saber que a participação de Franca será significativa. Parabenizo a todos que participaram do projeto: Gabriel, Stefany e Juliana, selecionados, e aos demais estudantes que se interessaram pelo projeto, além dos diretores, professores e dos pais que com certeza apoiaram e ajudaram cada um dos inscritos”, afirma o deputado.

 

SOBRE O PARLAMENTO JOVEM
O Parlamento Jovem Paulista é um projeto da Assembleia Legislativa que ocorre desde 1999. Tem como objetivo promover a inserção, elucidação e convivência de jovens estudantes com o meio político.
Uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reúne os 94 estudantes autores dos projetos selecionados pela Casa. Nos dias oito e nove de novembro, os deputados estaduais cederão seus lugares para jovens estudantes, da rede pública e privada, de todo o Estado.
Os deputados jovens são empossados e dirigem todos os trabalhos da sessão, apresentam suas propostas para melhorar as condições de vida da sociedade e falam sobre suas ideias.
A reunião se realiza no Plenário Juscelino Kubitschek, que é o mesmo lugar onde os deputados estaduais realizam as sessões da Alesp. Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar. A sessão é transmitida pela TV Assembleia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.
Há doze partidos temáticos no âmbito do Parlamento Jovem Paulista que designam áreas para que os estudantes baseiem seus projetos: Partido da Agricultura, Partido dos Direitos Humanos, Partido dos Esportes, Partido da Cultura, Partido da Educação, Partido da Habitação, Partido da Natureza, Partido do Emprego, Partido da Juventude, Partido da Defesa do Consumidor, Partido da Saúde e Partido da Segurança Pública.