21/06/2022

Inaugurado sistema que dobra abastecimento de água em Franca

Captação no Rio Sapucaí-Mirim teve investimento de R$ 300 milhões

imagem_destaque

Nova Estação de Tratamento de Água

Em visita a Franca, na companhia do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) inaugurou o Sistema de Abastecimento de Água Sapucaí-Mirim, que dobra a capacidade de produção de água tratada no município. A obra contou com investimento de R$ 300 milhões e foi realizada pela Sabesp.

A espera pelo reforço no sistema de abastecimento de água de Franca durou 12 anos. Em março de 2010, o então governador José Serra (PSDB), atendendo pedido do deputado Roberto Engler, visitou Franca e autorizou as obras, que, no entanto, tiveram entraves que atrasaram sua conclusão.

“O autorizo é de 2010 e as obras começaram três anos depois. No entanto, imprevistos com a construtora impediram que o cronograma fosse cumprido. A Sabesp fez o que tinha que ser feito para solucionar os problemas e, enfim, Franca pode contar com essa importantíssima realização”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

“Entregamos uma que vai resolver definitivamente o problema de abastecimento de Franca. Vamos quase que dobrar a capacidade de distribuição de água na cidade”, disse o governador Rodrigo Garcia.

A princípio, o sistema terá capacidade para abastecer toda a zona sul, que responde por cerca de 30% dos imóveis do município. Para isso, foram implantados 21 km de adutoras que transportam água bruta do rio Sapucaí-Mirim até a nova Estação de Tratamento de Água, além de 11 quilômetros de adutoras de água tratada para distribuir nos reservatórios da cidade.

Também foram construídas três Estações Elevatórias de água bruta, quatro Estações Elevatórias de água tratada, três reservatórios, sistema de alimentação elétrica e outras obras lineares. No próximo ano, o Sistema Sapucaí- Mirim chegará também à Zona Leste da Cidade e, em 2024, será totalmente integrado com o sistema produtor Norte.


Foto: Governo do Estado de São Paulo