01/08/2012

DER contrata projeto de asfalto da Rio Negro e Solimões

Roberto Engler

Projeto é condição para licitação da obra, o que deve ocorrer até o início de 2013

 

1º/08/2012 - O DER (Departamento de Estrada de Rodagem) definiu a contratação da empresa que vai realizar o projeto para pavimentação da Rodovia Rio Negro e Solimões (Estrada Velha Franca-Batatais). A informação foi repassada pelo departamento ao deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que tem acompanhado e cobrado a obra.
O superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, assinou, no dia último dia 30, a autorização final para a conclusão da concorrência pública que definiu a empresa ganhadora. O projeto é condição para que a obra propriamente dita possa ser licitada, o que deve ocorrer entre o fim deste ano e o início do próximo.
Engler usa uma metáfora para explicar o que significa a contratação da empresa que vai realizar o projeto. “Quando você vai construir uma casa, o que você faz primeiro? A planta. Esse passo é importante para que a planta da casa, que neste caso é a pavimentação, seja feita”, diz o tucano.
O projeto básico de intervenções na Rodovia Rio Negro e Solimões prevê dois trechos de pavimentação, entre os quilômetros 354,6 e 378,2 e 387 e 398,4. Contempla, ainda, outros dois segmentos de recuperação do asfalto, entre os quilômetros 352,3 e 354,6 e 378,2 e 387. Além disso, toda a estrada deve ganhar acostamento novo.
“Há recape, acostamentos e asfaltamento, mas chamamos de pavimentação porque vai completar toda a extensão da estrada e porque os poucos trechos que tem asfalto atualmente estão está muito ruins”, afirma o deputado Roberto Engler.
Em fevereiro deste ano, atendendo reiterados pedidos do deputado Roberto Engler, o DER antecipou o cronograma de obras da estrada. “Inicialmente, essa fase de projeto que estamos atravessando só ocorreria no fim de 2012. Da forma como conseguimos caminhar, o início da obra pode ser antecipado em até seis meses”.