27/06/2012

Novo Fórum de Franca deve custar R$ 30 milhões

Roberto Engler

Unidade ainda está em fase de projeto, mas custo já pode ser estimado

 

27/06/2012 - O Governo do Estado deve investir R$ 30 milhões na construção do novo Fórum de Franca. O novo prédio deve ter 10 mil metros quadrados de área construída e ser capaz de comportar até 20 varas judiciais – hoje a cidade conta com 14. As informações foram obtidas pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) junto à Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.
O município já destinou área de 31 mil metros quadrados, localizada na
Avenida São Vicente, próximo ao Clube dos Servidores Municipais, para que o novo Fórum seja erguido. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou o recebimento da doação e o processo para que isso ocorra está em andamento.
Enquanto isso, resta a definição por parte da secretaria e do Tribunal de Justiça para confirmar a obra, que tem projeto básico pronto, mas aguarda projeto executivo detalhado. “É nesse sentido que temos tratado com a secretária Eloisa de Sousa Arruda e com o adjunto, Doutor Fabiano Marques de Paula. Trata-se do acompanhamento de um processo que tem caminhado bem, na medida da disposição de recursos orçamentários”, diz Engler. “Ainda há alguns passos a serem dados, inclusive com o aval final da Secretaria de Justiça e do Tribunal de Justiça”, completa ele.

 

CIDADE JUDICIÁRIA
O deputado ressalta, no entanto, que a construção de uma cidade judiciária, que englobaria outras unidades ligadas à Justiça da cidade, como o Ministério Público Estadual, cartórios e a Ordem dos Advogados do Brasil, nos moldes de experiência já em funcionamento em Campinas, ainda não avançou.
A área destinada ao fórum prevê espaço para os outros órgãos e a cidade judiciária chegou a ser anunciada em 2009, ainda assim, não há previsão de custo ou projeto. “Essa é uma batalha que deve levar mais tempo e exigir mais esforço”, avalia Engler.