11/06/2012

Prefeitura de SBO quer entregar ponte em agosto

Roberto Engler

Ligação é a terceira construída com recursos do Governo do Estado

 

11/06/2012 - A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste planeja entregar a nova ponte entre a Vila Lola e o Jardim Augusto Cavalheiro em agosto próximo. A nova ligação é parte do esforço da atual Administração Municipal para eliminar todas as pontes de madeira do município.
O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e o prefeito Mário Heins (PDT) conseguiram a liberação de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado para a construção de três pontes, duas delas já inauguradas, entre os bairros Vila Sartori e Itamaraty e Jardim Icaraí e Conjunto Habitacional 31 de Março, e esta, com obras em andamento.
Funcionários da construtora responsável pela obra continuam trabalhando intensamente no local. A ponte contará com duas faixas de rolamento, permitindo a passagem de dois automóveis simultaneamente, e passeio lateral destinado a pedestres e isolado por mureta, aumentando a segurança dos transeuntes.
A construção da ponte foi iniciada em janeiro, com a desmontagem da antiga ligação, de madeira, e, desde março, foi intensificada com as obras da nova passagem. De acordo com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, a primeira fase, que compreendem a fundação, o canteiro de obras e o movimento de terra e estacas, já foi concluída. A próxima etapa é a mesoestrutura (blocos de concreto).
Segundo o prefeito, Mário Heins, a ponte contribuirá para a melhoria viária do município. "A nova ponte de concreto contará com uma estrutura moderna, promovendo o tráfego de veículos, com via de mão dupla. Também haverá segurança para os pedestres, devido aos passeios laterais", afirmou.
Devido às obras, quem deseja ir de um bairro ao outro deve utilizar o acesso da Avenida Tiradentes, a cerca de 500 metros. Placas de sinalização foram instaladas e orientam os motoristas sobre a interdição necessária. Já os pedestres podem fazer uso de uma ponte improvisada nas proximidades da construção.
A eliminação das pontes de madeira em todo o município de Santa Bárbara garantirá melhora no tráfego de veículos pequenos e grandes, na segurança de pedestres e no acesso para pessoas com deficiência. Além disso, as ligações de concreto têm maior durabilidade, auxiliam o escoamento da vazão da água e exigem pouca manutenção, desonerando os cofres públicos.

 

Texto com informações da Assessoria de Imprensa da Pref. de Santa Bárbara

 

Foto: Cláudio Mariano/Prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste.
Disponível em:
http://enzo.santabarbara.sp.gov.br/v4/noticias/noticias_fotos.php?id=50693 
Acesso em 11/06/2012.