19/03/2012

Reformas no aeroporto podem começar em abril

Roberto Engler

Cerca de R$ 2,6 mi devem ser investidos; perspectiva de vôos comerciais se mantém

 

19/03/2012 - Reformas previstas para o Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca, podem começar já no mês que vem. A concorrência pública para a escolha da empresa que vai executar os serviços caminha bem e, dependendo dos prazos burocráticos, é possível que em cerca de 40 dias o terminal já esteja em obras. É o que acredita o deputado estadual Roberto Engler (PSDB).
Na sexta-feira (16), foram abertas as propostas das construtoras interessadas em realizar as reformas. O investimento inicial, estimado em 3,2 milhões, caiu para R$ 2,6 milhões, proposta oferecida pela primeira colocada na concorrência, segundo informações que estão no Diário Oficial de sábado (17).
Por esse valor, estão previstas a ampliação do pátio de aeronaves, do espaço de manobras das aeronaves, do preparo de embarque e desembarque, dos acessos e do estacionamento de veículos, a urbanização e a adequação das pistas de rolamento.
Começa a contar a partir de hoje (19) prazo de cinco dias para recursos de interessados no processo. Caso não haja contestação, a licitação deve ser homologada rapidamente. “Vamos aguardar. Temos prazos e procedimentos característicos da Lei 8.666, que rege as licitações e que resguarda o bom andamento do investimento das verbas públicas”, explica Engler.
Quem realiza o processo licitatório é Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), órgão que administra mais de 20 aeroportos em todo o Estado. Com o aval do departamento e a autorização para início das obras, a empresa vencedora tem até 180 dias para entregar as melhorias.
“Se não houver imprevistos, creio que até o fim de abril o aeroporto já esteja sendo reformado e, se for mesmo assim, até o fim de outubro, essa parte das melhorias estaria pronta”, prevê Engler. “Vale lembrar que ainda temos a expectativa de outros investimentos, principalmente em equipamentos, previstos para 2012”, completa ele.
O deputado recebeu, há uma semana, do Daesp, a informação de que ainda há outras melhorias previstas para o aeroporto de Franca, principalmente em equipamentos para o terminal de passageiros, área de inspeção de bagagens (raio-x), a seção de combate a incêndio e os sistemas de auxílio e proteção ao vôo.

 

VÔOS COMERCIAIS
O Daesp ainda confirmou ao deputado que a Azul Linhas Aéreas manifestou interesse em utilizar o Aeroporto Tenente Lund Presotto a partir de setembro. “É o que justifica os investimentos do Estado e o que nos deixa mais felizes. Vamos aguardar e trabalhar para que o interesse se confirme”, afirma.
A Azul foi fundada há três anos e, desde o fim de 2011, é considerada a terceira maior empresa de aviação do Brasil, atrás somente das líderes TAM e GOL. Com uma fatia de quase 10% do total, é também a empresa que mais cresce no mercado nacional.
O parlamentar francano ressalta que o sucesso da negociação com a Azul ou com outra ou outras empresas para operar no Lund Presotto significa muito para a cidade. “Não ganha só quem viaja e utiliza diretamente o serviço da empresa aérea. Ganha a cidade, com oportunidade de negócios, turismo, geração de emprego e de renda”, disse Engler.