12/03/2012

Aeroporto de Franca pode voltar a ter vôos comerciais

Roberto Engler

Reformas, equipamentos e interesse de empresa em operar na cidade fortalecem previsão

 

12/03/2012 - Uma série de investimentos do Governo do Estado e o interesse da Azul Linhas Aéreas em operar em Franca podem fazer com que o Aeroporto Tenente Lund Presotto volte a ter vôos comerciais a partir do segundo semestre de 2012. A informação foi repassada oficialmente pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) ao deputado estadual Roberto Engler (PSDB).
Nas informações fornecidas pelo Daesp ao deputado Roberto Engler, investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões já previstos para o Orçamento do Estado em 2012 são condicionados “à demanda da aviação comercial”. A boa notícia é que, também de acordo com o departamento, a Azul Linhas Aéreas manifestou interesse em utilizar o Aeroporto Tenente Lund Presotto a partir de setembro.
“A implantação de vôos comerciais em Franca são uma reivindicação que ouvimos de muita gente, mas o pedido das pessoas precisa ser atendido também por uma empresa que vislumbre retorno financeiro. Já houve experiências recentes que foram encerradas prematuramente. Com os investimentos previstos e o interesse comercial, há a chance de que esse desejo se concretize, quem sabe ainda neste ano”, diz Engler.
Com isso, diversas melhorias serão realizadas no aeroporto de Franca ao longo deste ano. Algumas delas ligadas diretamente à estrutura da pista e do terminal, já estão sendo licitados e têm previsão de abertura de propostas de empresas interessadas para o próximo dia 16.
As intervenções incluem a ampliação do pátio de aeronaves, ampliação da estrutura de manobras das aeronaves e de preparo de embarque e desembarque, dos acessos e do estacionamento de veículo, urbanização e adequação das pistas de rolamento. “Em termos de condições para a realização dos vôos já serão ganhos muito importantes”, revela o deputado Roberto Engler.
Segundo documento oficial enviado pelo Daesp ao parlamentar francano, o Lund Presotto ainda deve ganhar melhorias em terminal de passageiros, equipamentos para inspeção de bagagens (raio-x), passar por uma revitalização de sua seção de combate a incêndio e ter revisão e adequação de seus sistemas de auxílio e proteção ao vôo.
“Não sou especialista, mas essa descrição nos permite criar a expectativa de que enfim nosso aeroporto contará com uma estrutura digna da cidade e da importância regional de Franca”, afirma o deputado. “Ainda assim, vamos aguardar até que todas essas melhorias sejam realizadas para que possamos afirmar isso com certeza”, completa.
No ano passado, o aeroporto de Franca só recebeu vôos particulares. Pouco mais de 2,7 mil passageiros passaram pelo terminal.

AZUL
A Azul Linhas Aéreas foi fundada há pouco mais de três anos e, desde o fim do ano passado, é considerada a terceira maior empresa de aviação do Brasil, atrás somente das líderes TAM e GOL. Com uma fatia de quase 10% do total, é também a empresa que mais cresce no mercado nacional.
No ano passado, a Azul transportou 15 milhões de passageiros, com crescimento de 150% em relação a 2011. Ela opera para 42 destinos, com 350 vôos diários e emprega 4,5 mil pessoas. Em sua mensagem institucional a empresa define como meta o oferecimento de preços baixos sem perder de vista a qualidade dos serviços.

Foto: Daesp http://www.daesp.sp.gov.br/aeroportos/franca.htm