08/03/2012

Estado confere área do Fórum de Barrinha

Roberto Engler

Obra intermediada pelo deputado Roberto Engler será financiada pelo Estado

 

08/03/2012 - A Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania vistoriou ontem (7) a área onde deve ser construído o Fórum de Barrinha. O terreno disponibilizado pela Prefeitura no bairro Belo Horizonte. Por solicitação do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o Governo do Estado vai financiar a obra os custos da construção.
A vistoria serve para que a secretaria avalie se o espaço está dentro do esperado para abrigar o imóvel. “É uma das etapas necessárias para que o município faça a doação do terreno ao Estado. Só depois disso, vem a fase de licitação da obra propriamente dita”, diz o deputado.
A visita de um técnico do Governo do Estado foi combinada no fim do ano passado, quando Engler, o prefeito Said Saleh (PMDB), a vereadora Patrícia Binhardi (PSDB) e o diretor do departamento municipal de Assistência Social, Neliton da Silva, o Tim, estiveram com o secretário-adjunto estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Doutor Fabiano Marques de Paula. “A previsão da vistoria está dentro do que tínhamos conversado”, afirma o parlamentar.
O local que deve abrigar o Fórum tem 8 mil metros quadrados em área de fácil acesso, no fundo das casas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) que estão em fase de construção na cidade. “Em termos de metragem atende exatamente a exigência da secretaria”, atesta Engler.
Dentro de algumas semanas, o parecer técnico da Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania deve ser expedido. “Vamos aguardar essa questão técnica, que é essencial, para prosseguirmos com o trabalho político necessário para a licitação da obra ainda neste ano. Essa é a meta”, garante o deputado.
O Foro Distrital de Barrinha foi criado no fim do ano passado e vai acomodar parte da demanda de processos concentrada hoje em Sertãozinho, no entanto o município ainda não dispõe de estrutura suficiente para abrigá-lo. “Esperamos que dentro de pouco isso mude e o atendimento ocorra em Barrinha, com o aparelhamento ideal”, diz Engler

 

CDHU E TRATAMENTO DE ESGOTO
As obras de construção de 296 casas da CDHU e da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, viabilizada por meio do Programa Água Limpa, do Governo de São Paulo, continuam em andamento.
A CDHU está investindo mais de R$ 10 milhões na unidade, em parceria com a Prefeitura. As moradias estão sendo erguidas em terreno próximo ao bairro Vera Lúcia e devem ter, entre outras características, três dormitórios e aquecimento solar para os chuveiros. “Fizemos todos, prefeito Said, a vereadora Patrícia e outras lideranças um grande esforço para que essas unidades habitacionais possam se tornar realidade”, diz o deputado Roberto Engler.
A futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barrinha está sendo erguida em área de 16 hectares, na Vila Recreio, nos fundos do Ginásio Prefeito Jamil Calil, e fará chegar a 100% a taxa de coleta de esgoto doméstico no município e a 60% a de tratamento de resíduos urbanos. Atualmente, o esgoto é despejado no Córrego Jatobá, que atravessa a cidade. São cerca de R$ 5 milhões em investimentos de recursos estaduais.