27/02/2012

Projeto repassa imóvel do CSU de Guaíra ao município

Roberto Engler

Proposta de doação por parte do Estado está na Alesp desde a última sexta (24)

 

27/02/2012 - O projeto de lei 80/2012, de autoria do Poder Executivo do Estado de São Paulo, prevê que o município de Guaíra receba, em doação, imóvel de 17 mil metros quadrados (na Rua 28), onde funciona o CSU (Centro Social Urbano). A proposta deu entrada na Assembleia Legislativa de São Paulo na última sexta-feira (28) e inicia tramitação dentro da Casa, devendo levar alguns meses para ser aprovada.
O projeto teve como articulador o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que, depois de pedidos feitos pelo prefeito José Carlos Augusto (DEM), por seu vice Edvaldo Morais (PSDB) e pelo vereador José Reginaldo Moretti (PSDB), atuou para acelerar a formalização da doação.
No fim do ano passado, Engler se reuniu com o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes, e obteve dele esse compromisso. “O próprio secretário disse que o CSU já é administrado pelo município e que não haveria razão para colocar objeção ao repasse do imóvel”, lembra o deputado.
Desde a reunião, os trâmites necessários para elaborar o projeto de lei foram desenvolvidos pela Casa Civil. Há cerca de dez dias, o prefeito José Carlos Augusto esteve em São Paulo reiterando, ao Palácio dos Bandeirantes, a necessidade urgente do envio do projeto de lei à Alesp.
A intenção é efetuar reformas e adequações no prédio do CSU. “Para os investimentos da Prefeitura possam ser ainda maiores do que têm sido, é preciso que o município tenha a titularidade do imóvel”, afirma o prefeito.
O deputado Roberto Engler promete acompanhar e trabalhar para acelerar a tramitação do PL 80/2012 dentro do Parlamento Paulista. “Claro que vamos permanecer de olho e, dentro dos limites de atuação interna, nos empenhar para que vá a votação o quanto antes”, garante. “Não creio que teremos problemas para obter o apoio dos colegas parlamentares”, completa ele.
Curiosamente, a aprovação da proposta devolverá a Guaíra a titularidade do espaço, uma vez que o mesmo imóvel foi cedido pelo município ao Estado há mais de 20 anos. “Pelo que o secretário Benedito Fernandes nos disse há cerca de três meses, este é o último CSU que ainda está em posse do Estado. O desejo do Governo é repassar administração e titularidade para as Prefeituras”, revela o deputado Roberto Engler.
Hoje, o Centro Social Urbano de Guaíra já é administrado pelo município.