15/02/2012

Estado vai construir novo prédio para escola de Cristais

Roberto Engler

Compartilhamento de prédio entre unidade estadual e municipal será encerrado

 

15/02/2012 - O Governo do Estado de São Paulo vai construir um novo prédio escola em Cristais Paulista. A obra tem a finalidade de acomodar a Escola Estadual João de Faria, que tem dividido o mesmo imóvel com a Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Amélio de Paula Coelho. O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que solicitou a obra, recebeu resposta positiva por parte da Secretaria Estadual de Educação.
Segundo a pasta, a obra tem tudo para ser iniciada ainda neste ano. Para isso, a Prefeitura de Cristais Paulista deve disponibilizar uma área de 6 mil metros quadrados, onde a nova escola será erguida. O prefeito de Cristais Paulista, Hélio Kondo (PMDB), já sabe dessa necessidade e se dispõe a fazer a doação da área.
 “O terreno devidamente regularizado deve ser doado ao Estado, inclusive com a aprovação da Câmara Municipal”, afirma Engler, que, além de Hélio Kondo, tem como parceiro da reivindicação o grupo do PSDB cristalense, liderado pelo ex-prefeito Miguel Marques.
O projeto prevê que o novo prédio escolar terá seis salas de aula, número suficiente para abrigar as turmas da Escola Estadual João de Faria. A mudança da unidade do Estado liberará espaço para a Emeb Amélio de Paula Coelho. “É uma obra que vai melhorar o cotidiano das duas escolas”, ressalta o deputado.

 

PATROCÍNIO PAULISTA
O deputado Roberto Engler trabalha também pela construção de uma nova escola estadual em Patrocínio Paulista. A primeira resposta da Secretaria Estadual de Educação foi negativa. No entanto, o parlamentar ainda crê que seja possível obter êxito com o pedido. “Havia um informação preliminar, de estudo de demanda, que sustentava a solicitação. O retorno difere disso, mas ainda voltarei ao assunto”, garante.
A nova unidade seria voltada para o Ensino Médio, hoje concentrado juntamente com o Ciclo II (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) na Escola Estadual Jorge Faleiros.
Diversas manifestações de lideranças patrocinenses em prol da nova escola, incluindo pedidos da diretora da EE Jorge Faleiros, Soraia Haber de Figueiredo, do prefeito José Mauro Barcelos (PT), do secretário de Educação, Helder Alves Silva, e da Câmara Municipal, já chegaram ao deputado.
Três vereadores de Patrocínio Paulista também se reuniram com o parlamentar tucano na manhã de segunda-feira (13) para tratar do assunto e reiterar o pedido: Néria Lucio Buzatto, Valdete de Jesus e José Claudio de Figueiredo, todos do PT.