23/06/2021

Câmara de Franca aplaude 30 anos de trabalho de Roberto Engler

Moção de aplausos aprovada pela Casa de Leis foi entregue ao deputado

imagem_destaque

Daniel Bassi e Roberto Engler

A Câmara Municipal de Franca reconheceu os recém-completados 30 anos de trabalho do deputado estadual Roberto Engler (PSB) como representante da cidade e da região na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Moção de aplausos proposta pelo vereador Daniel Bassi (PSDB) foi entregue ao parlamentar na segunda-feira (21).


Bassi e os vereadores Donizete da Farmácia (MDB) Lindsay Cardoso (Cidadania), Lurdinha Granzotte (PSL) e Ronaldo Carvalho (Cidadania) foram os portadores da placa que simboliza a moção.


“É um gesto que emociona. Agradeço ao amigo Daniel Bassi, pela carinhosa iniciativa, e aos demais vereadores, que a aprovaram de forma unânime. Esse tipo de ação serve como incentivo pra gente continuar batalhando pelos interesse da nossa cidade”, revela o deputado estadual Roberto Engler.


Em março último, o parlamentar completou 30 anos consecutivos de mandato na Assembleia Legislativa. Ao longo dessas três décadas, teve participação em praticamente todas as grandes realizações promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo em Franca e região.


"A figura do deputado Roberto Engler é motivo de admiração e respeito. Fiz parte da sua equipe por quase quatro anos e sei a forma correta com que ele atua. Acredito que esse reconhecimento era mais do que necessário e fico feliz de ter sido o autor da moção aprovada por todos os colegas da Câmara Municipal de Franca”, afirma o vereador Daniel Bassi.


“Datas marcantes como essa, ainda mais com o registro que a moção aprovada significa, acabam provocando uma reflexão e a gente se lembra de tanta coisa que já aconteceu. Boas conquistas alcançadas, outras em que a gente não teve o sucesso que queria. Mas o fato é que a gente vem construindo há muito tempo uma história bonita de trabalho”, diz Roberto Engler.



TRÊS DÉCADAS DE TRABALHO
Uma parte considerável das grandes realizações de Franca ao longo dos últimos 30 anos contam com a participação do deputado estadual Roberto Engler. Três décadas de mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é um marco que ninguém jamais alcançou na história da cidade. A votação obtida em 2014, com mais de 122 mil votos, é outro feito não igualado, um recorde como o político francano mais votado em números absolutos até hoje.


Diversos equipamentos e projetos públicos que atendem cidadãos de Franca e região hoje em dia contaram com a atuação do parlamentar para serem implantados. Destaques para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o Poupatempo, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) Doutor Thomaz Novelino. A construção do novo campus da Unesp de Franca foi outra luta de mais de 10 anos. 


Merecem grande destaque ainda inúmeras melhorias realizadas em rodovias que servem a cidade, em especial a Cândido Portinari, a Ronan Rocha e a Fábio Talarico. 


Nas áreas da Educação e da Assistência Social, seu trabalho de incentivo ao Projeto Guri, que oferece ensino musical para crianças e jovens, a intermediação constante de investimentos nas escolas estaduais, inclusive nas duas Etecs (Escolas Técnicas) – Júlio Cardoso e Carmelino Corrêa –, e incontáveis repasses de verbas para as entidades assistenciais são constantes.


Mais recentemente, uma batalha capitaneada pelo deputado Roberto Engler não resultou em uma nova obra, mas teve importância tão grande ou maior do que se tivesse resultado. A luta contra a intenção de instalar novos pedágios nas rodovias Cândido Portinari, Ronan Rocha e Altino Arantes, divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2019. Discursos inflamados do deputado em audiências públicas e na tribuna da Assembleia Legislativa foram cruciais para, em conjunto com protestos da população, reverter a decisão.


A trajetória de vida do deputado Roberto Engler é pautada pela Educação. Casado, pai de quatro filhos, avô de seis netos, o deputado estadual Roberto Engler é professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre e doutor em matemática. Começou a dar aulas a amigos, com 16 anos, na garagem de sua casa. Posteriormente, ingressou na rede pública de ensino, tendo sido professor na Escola Estadual Torquato Caleiro.


Politicamente, começou como vereador em Franca, em 1983. Cumpriu mandato de seis anos, sendo o presidente da Câmara Municipal no biênio 1985/1986.


Eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, exerceu a liderança do PSDB na Assembleia Legislativa em 1991, 1999, 2000 e 2001. Já foi o relator dos projetos que tratam da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento do Estado por nove vezes. Presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e ocupou uma das vice-presidências do Legislativo Paulista.


Filiou-se ao PSB em 2018, partido no qual se reelegeu para seu oitavo mandato consecutivo, em andamento, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.