09/05/2011

Transportes negocia duplicações de rodovias da região

Roberto Engler

Cândido Portinari e Ronan Rocha podem ganhar pista dupla por meio de negociação entre Governo e Autovias

 

09/05/2011 - O Governo do Estado de São Paulo estuda a possibilidade de promover a duplicação de rodovias da região de Franca a partir de acordos feitos com a principal concessionária que administra estradas no Nordeste do Estado, a Autovias. Dentro de poucos dias, diretores da empresa se reunirão com a secretaria Estadual de Transportes para tratar desse tema. Os trechos da Cândido Portinari entre Franca e Rifaina e a da Ronan Rocha entre Patrocínio Paulista e Itirapuã são as prioridades em termos de duplicação.
A informação foi obtida pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que se reuniu na última semana com o secretário estadual de Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, para solicitar as duas duplicações e outras obras na região. “Essa é uma das hipóteses para que alcancemos esse tipo de melhoria, que é muito cara. A outra seria o financiamento por meio do tesouro estadual, possibilidade mais complicada, onerosa e possivelmente mais demorada”, disse Engler.
De acordo com o deputado, há várias formas de compensação do investimento que seria feito pela concessionária em caso de sucesso nas negociações, desde abatimentos nos repasses que elas fazem ao Governo do Estado e que são usados na conservação da malha rodoviária sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), até a prorrogação de contrato para exploração das vias.
A maioria dos contratos para assinados para exploração das rodovias tem duração de 20 anos e estão completando 13 anos em 2011. Engler garante que a intenção da Secretaria de Transportes, além de conseguir melhorias, é buscar diminuir a tarifa cobrada atualmente nos pedágios. “Essa conversação tende a ocasionar diminuição dos valores dos pedágios, o que é mais uma boa notícia. Além disso, uma preocupação que foi muito bem frisada com o secretário Saulo é a de que não haja, em hipótese alguma, a instalação de novas praças de cobrança”, explicou o parlamentar.
Durante a audiência Engler ainda falou sobre outras intervenções necessárias em outras rodovias da região, entre elas o recapeamento da Rodovia Fábio Talarico entre Franca e a Rodovia Anhanguera, com a duplicação de seis quilômetros da via no perímetro urbano de Franca (do trevo com a Rodovia Cândido Portinari até o fim do Distrito Industrial), uma reivindicação também defendida pelo prefeito Sidnei Rocha (PSDB), e com a construção de um trevo em desnível no acesso a São José da Bela Vista.
 A pavimentação de cerca de onze quilômetros da Rodovia Rio Negro & Solimões foi outra meta abordada na conversa. “Foi uma reunião na qual expressamos pontos cruciais para a segurança e para o conforto dos motoristas que usam a malha viária da região e tomamos pé de como a Secretaria de Transportes está tratando esses assuntos no início do mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB)”, afirmou o deputado.
 Há cerca de 20 dias, Engler já havia se reunido com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, para falar das mesmas metas viárias. “É o momento de marcarmos posição em todos esses assuntos e dar andamento a um trabalho que vem sendo feito desde o último mandato. Por se tratar de obras caras, não é uma tarefa fácil consegui-las, mas tenho convicção de que em breve teremos a satisfação de comemorá-las”, concluiu Engler.