10/12/2020

Roberto Engler alerta Estado sobre risco de falta de leitos para Covid

Santa Casa de Franca não tem garantia de vagas para a doença em 2021

O deputado estadual Roberto Engler (PSB) notificou o Governo do Estado para o risco de falta de leitos para tratamento de Covid-19 entre o fim deste ano e o início de 2021. Segundo informações prestadas pelo Complexo Hospitalar da Santa Casa de Franca, não há garantias de manutenção de vagas de enfermaria e de UTI para 2021.


O parlamentar relatou a gravidade da situação ao governador João Doria, ao secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pedindo que seja assegurada a disponibilidade de ao menos 30 leitos de UTI adulto na Santa Casa para o ano que vem.


“Se não houver medidas que antecipem uma solução, Franca e região vão sofrer de novo e ainda mais. De maneira geral, estamos observando um novo crescimento do número de casos de Covid-19 e precisamos estar preparados”, avalia o deputado Roberto Engler.


Segundo a Santa Casa, dos 27 leitos de UTI para Covid-19 habilitados pelo Ministério da Saúde, apenas 20 deles foram renovados por meio de portaria publicada no fim de novembro e com validade somente até o dia 24 de dezembro. Para complicar ainda mais o quadro, os leitos ampliados na região não foram renovados.


Embora sigam funcionando por causa da demanda existente, os 24 leitos de enfermaria sob responsabilidade do Governo do Estado estão com seu convênio vencido. A Santa Casa já solicitou a renovação da parceria.


Por fim, atualmente são 20 leitos de UTI municipais implantados e a Santa Casa negocia com a Prefeitura a manutenção do convênio para apenas metade deles.