03/10/2020

Inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto de São Joaquim da Barra

Cidade terá 100% de seus resíduos tratados; obra beneficia 50 mil pessoas

imagem_destaque

Com a nova estação de tratamento, cerca de 86 toneladas/mês de carga orgânica de esgoto doméstico deixarão de ser lançadas no Rio Sapucaí

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de São Joaquim da Barra foi inaugurada neste sábado (3). A obra, que representou investimento de R$ 12,5 milhões e contou com a participação fundamental do deputado estadual Roberto Engler (PSB) para sair do papel, vai tratar 100% dos esgotos domésticos da cidade, beneficiando mais de 50 mil moradores até 2030.


A inauguração contou com a participação do prefeito Marcelo Mian (CIDADANIA) e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, entre outras lideranças. Com o funcionamento da ETE, aproximadamente 86 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico deixarão de ser lançadas no Rio Sapucaí.


“É o final feliz de uma longa história, que exigiu muito trabalho, muito esforço e muito comprometimento por parte das lideranças que se envolveram com essa reivindicação. Nesse processo que se estendeu por alguns anos, destaco especialmente o papel do vice-prefeito Éder Tavares (PSDB) e do prefeito Marcelo Mian. Fico extremamente feliz por encerrarmos toda essa luta de forma vitoriosa, com um benefício direto para a população joaquinense e para o meio ambiente", disse o deputado Roberto Engler.


O parlamentar relembrou o momento decisivo para que a Estação de Tratamento de Esgoto saísse do papel. "Ficou marcada na memória uma visita do então governador Geraldo Alckmin a Franca, em que combinei com a comitiva de São Joaquim da Barra de rodear o governador e demonstrar a ele como essa obra era necessária. Isso foi em abril de 2014. Verdadeiramente, 'cercamos' o governador, pedimos, explicamos, argumentamos. E, ao final, depois de ouvir e entender, ele se comprometeu a liberar os recursos (risos). Ali, a conquista foi sacramentada. Depois disso, ainda teve muito trabalho, mas foi naquela ocasião que extraímos o compromisso do Governo de construi a ETE", revelou.



MENOS POLUIÇÃO E MAIS EMPREGOS

Além dos benefícios naturais trazidos pela Estação de Tratamento de Esgoto, outra novidade positiva para a São Joaquim da Barra é que o projeto do Novo Distrito Industrial da cidade poderá avançar e receber novas empresas, resultando na geração de novos postos de trabalho no município.