02/07/2019

Roberto Engler recebe título de cidadão francano

Homenagem foi entregue em sessão na manhã desta terça-feira (2)

imagem_destaque

Rui Engrácia, Roberto Engler e Della Motta

Cerimônia na Câmara Municipal de Franca, na manhã desta terça-feira (2), marcou um momento emocionante na carreira de um dos principais nomes políticos da história da cidade. O deputado estadual Roberto Engler (PSB) recebeu o título de cidadão francano. 


Ele, que coleciona títulos honorários de vários municípios (até aqui são 35 no total), foi agraciado com a homenagem naquela que é a “sua” cidade. 


“Sou apenas nascido em São Paulo. Estou em Franca desde os meus cinco anos de idade. Dos meus 75 anos de idade, passei mais de 70 aqui. O coração, a cabeça, a vida, são francanos desde sempre. Este título é uma espécie de simbologia da minha paixão por Franca e pelas pessoas com quem convivi e convivo aqui”, disse o deputado estadual Roberto Engler, que esteve acompanhado de sua mulher, Heliana Engler, e de seu neto Guilherme Goulart Engler.


O título de cidadão francano concedido ao deputado Roberto Engler é fruto de projeto apresentado pelo ex-vereador Rui Engrácia, em 2005. O ex-vereador participou do encontro desta manhã, bem como o vereador Della Motta (Podemos), que organizou a homenagem, todos os demais vereadores da atual Legislatura e o superintendente da Sabesp-Franca, Gilson Mendonça.


“A cidade toda tem algo a te agradecer, pois você fez muito por ela. Essa homenagem é um reconhecimento pelo seu trabalho”, disse Rui Engrácia. 


“Depois de oito mandatos, o senhor está firme e forte e tem muita areia para queimar ainda. Nós acreditamos no senhor. De forma humilde, o senhor preferiu que essa entrega de título ocorresse em uma cerimônia simples em vez de uma sessão solene, mas o senhor merecia muito mais do que isso por tudo o que fez e ainda vai fazer por essa cidade”, ressaltou o vereador Della Motta.


“É um reconhecimento que me dá muita satisfação e coroa a minha caminhada como homem público, justamente onde ela começou, já que foi aqui, como vereador e como presidente da Câmara, que iniciei a compreensão do que é a Política e de como ela é importante na vida das pessoas”, afirmou o deputado Roberto Engler. 


“Esse título não será guardado junto com os demais; ele terá um lugar de absoluto destaque no meu escritório, demonstrando o orgulho que tenho de tê-lo recebido”, finalizou. 


BIOGRAFIA 
Casado, pai de quatro filhos, avô de seis netos, o deputado estadual Roberto Engler é professor da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista), mestre e doutor em Matemática. 


Nascido em São Paulo, mudou-se para Franca, com seus pais e irmãos, aos cinco anos de idade. Começou a dar aulas a amigos, com 16 anos, na garagem de sua casa. Posteriormente, ingressou na rede pública de ensino, tendo sido professor na Escola Estadual Torquato Caleiro, em Franca. 


Iniciou sua vida pública como vereador em Franca, em 1983. Cumpriu mandato de seis anos, sendo o presidente da Câmara Municipal no biênio 1985/1986. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, exerceu a liderança do PSDB na Assembleia Legislativa por quatro vezes, foi o relator dos projetos que tratam da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento do Estado por nove vezes, presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, foi vice-presidente da Casa. 


Filiou-se ao PSB em 2018, partido no qual se reelegeu para seu oitavo mandato consecutivo, em andamento, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.