21/01/2019

Carreta do Mulheres de Peito atende em Serrana

Programa de prevenção ao câncer de mama começa a atender amanhã (22)

A carreta do Programa Mulheres do Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para prevenção ao câncer de mama, começa a atender mulheres de Serrana, amanhã (22). A cidade foi beneficiada com o programa depois de pedido feito pelo deputado estadual Roberto Engler (PSB), em junho de 2018.

O Programa Mulheres de Peito incentiva mulheres, em especial as com idade entre 50 e 69 anos, a realizarem o exame de mamografia. “Recebemos o pedido de lideranças de Serrana e encaminhamos pleito à Secretaria da Saúde, que nos atendeu. É uma boa oportunidade para que as moradoras de Serrana possam verificar se está tudo bem com sua Saúde”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

O atendimento vai ser realizado em frente à Prefeitura Municipal, de amanhã (22) até 7 de fevereiro, de segunda a sexta, entre 9 e 18 horas e, aos sábados, das 9 às 13 horas. Nos dias 25 e 26 de janeiro, não haverá atendimento. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, os exames serão destinados apenas a mulheres convocadas com antecedência.

As pacientes com idade entre 35 a 49 anos devem apresentar pedido médico e cartão do SUS. Mulheres com mais de 50 anos só precisam portar o cartão SUS. O resultado dos exames deve sair em dois dias e, caso esteja fora dos padrões recomendados, a paciente deve passar por consulta ginecológica.

Programa do Governo do Estado de São Paulo, o Mulheres de Peito conta com quatro carretas móveis e um caminhão adaptado. Os veículos são equipados com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas e digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários e percorrem todo o estado.