20/06/2018

Projeto de lei dá utilidade pública a entidade joaquinense

Iniciativa da proposta é do deputado estadual Roberto Engler

O Esporte Clube Marianos - Projeto Padre Mario Lano -, de São Joaquim da Barra, pode conquistar o título de utilidade pública estadual nos próximos meses. É o que prevê o PL (Projeto de Lei) 413/2018, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSB), e publicado no Diário Oficial de sábado (16).

O título, além de reconhecer a idoneidade da entidade, é condição para isenções relacionadas à Seguridade Social, o que desonera encargos com funcionários. “Por meio da prática esportiva, o Esporte Clube Marianos não trabalha apenas os aspectos atléticos das crianças e jovens que atende, mas também busca dar noções de cidadania aos meninos e meninas. Sou um admirador das ações empreendidas pela entidade”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

A proposta do deputado Roberto Engler vai ser avaliada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O parecer do órgão é conclusivo e deve ser dado dentro de alguns meses.

O Esporte Clube Marianos, fundado e presidido pelo senhor Jair de Aguiar, iniciou suas atividades em 2007. Com apoio de voluntários, desenvolve atividades com crianças e adolescentes, oferecendo a prática esportiva, especialmente o futebol, como alternativa para mantê-los afastados das drogas e da marginalidade.

A entidade tem contado com o apoio da Prefeitura de São Joaquim da Barra e também já contou com o apoio da Lei do Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2016, a entidade manteve quatro pólos em funcionamentos, sendo dois em São Joaquim da Barra, um em Guará e um em Ribeirão Corrente, chegando a atender 1210 crianças e adolescentes, incluindo também atividades de natação. Em 2017, o projeto atendeu 960 crianças e adolescentes.