27/03/2018

Lei oficializa denominação de passarela na Cândido Portinari

Norma homenageia agricultor e empresário Isao Minamihara

Foi publicada, no Diário Oficial de ontem (26), a lei 16.703, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), denomina Isao Minamihara passarela localizada no quilômetro 406,1 da Rodovia Cândido Portinari, na altura do Jardim Paineiras, em Franca. 

A passarela foi construída recentemente, como parte das intervenções de duplicação da Cândido Portinari entre Franca e o acesso a Jeriquara. “Fico muito feliz em ter sido o instrumento para o reconhecimento a um agricultor e empresário que contribuiu para o desenvolvimento de Franca e região”, disse o deputado Roberto Engler. 

Isao Minamihara nasceu em 1921, na província de Fukushima, no Japão. Imigrou para o Brasil em 1934, com seus pais e seus cinco irmãos. Trabalhou em fazendas nas cidades paulistas de Sertãozinho, Agudos e Bauru antes de adquirir, junto com sua família, terras próprias em Assaí (PR), onde iniciou o cultivo de café. 

Em 1953, com sua esposa e seus três filhos, comprou um sítio de café com cinco alqueires no município de São Sebastião da Amoreira (PR) e, posteriormente comprou um sítio maior, no mesmo município. Desenvolveu a cultura do café com a qual, ainda que com dificuldades, sustentou sua família.

Em 1972, visitou Franca e se admirou com plantações de café sadias e com ótimos resultados. Um ano depois, se mudou para a cidade, onde comprou um sítio com nove alqueires e reiniciou, com dificuldades, suas atividades. 

Com a ajuda de financiamentos, incrementou suas atividades e melhorou sua produtividade, alcançando estabilidade. Passou também a cultivar uvas, vendidas a moradores da vizinhança. Em 1989, diversificou os negócios ao abrir o Posto de Combustível Paineirão, às margens da Rodovia Cândido Portinari e muito próximo do local da passarela a ser denominada. 

Isao Minamihara faleceu em 2009, de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).