30/01/2018

Viaduto em Bebedouro recebe nome de agrônomo

Dispositivo foi denominado Gilberto de Barros Basile

A lei estadual 16.614, publicada em dezembro último, deu o nome de Gilberto de Barros Basile a viaduto localizado na Rodovia Armando de Salles Oliveira, em Bebedouro. A norma é oriunda do projeto de lei 388/2016, apresentado pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) depois de solicitação do prefeito Fernando Galvão (DEM).

O viaduto batizado com o nome do engenheiro agrônomo se localiza no quilômetro 398 da Armando de Salles Oliveira. “O senhor Gilberto Basile contribuiu para o desenvolvimento de Bebedouro e essa é uma simples, porém justa homenagem à sua trajetória em vida”, disse o deputado Roberto Engler. 

Gilberto de Barros Basile nasceu em 1943, em Jundiaí. Formou-se engenheiro agrônomo em 1970, pela Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP ), em Piracicaba. Casou-se com Cleuza Maria Priulli Basile, com quem teve dois filhos, Gilberto de Barros Basile Filho e Adriana Basile, esta última já nascida em Bebedouro.
 
Trabalhou por muitos anos na empresa Ciba Geygy, prestando assistência técnica nas culturas locais de algodão, milho, soja e principalmente laranja. Fundou a empresa Planatex (Planejamento e Assistência Técnica e Extensão Rural) juntamente com a Carteira Agrícola do Banco do Brasil, que tinha como balizadores os projetos na área do Proálcool. 

Prestou serviços como perito judicial e foi co-fundador da Associação dos Engenheiros de Bebedouro. Por 20 anos, foi também agrônomo chefe na Casa da Agricultura de Bebedouro, se aposentando em 2013. Gilberto de Barros Basile faleceu em 2015.