25/10/2017

Audiência discute rede de água para o Assentamento Boa Sorte

Solicitação pretende beneficiar 40 lotes, onde moram cerca de 160 pessoas

imagem_destaque

Roberto Engler, Benedito Braga e Amarildo Nascimento

Audiência realizada na manhã de hoje (25), na Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, discutiu a necessidade de ampliação da rede de distribuição de água do Assentamento 17 de Abril, na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga. Quarenta lotes, onde residem cerca de 160 pessoas, necessitam dessa ampliação para passarem a ter água encanada.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o prefeito de Restinga, Amarildo Nascimento (PMDB), e o vereador Alexandre Ferreira (PDT) se reuniram com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e com técnicos da pasta, tratando do tema. Cerca de 11,5 mil metros de tubos de PVC seriam necessários para completar a distribuição de água em todo o assentamento.

“Apresentamos o pedido a partir de levantamento feito pelo Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a secretaria vai avaliar e nos dar uma resposta. A Prefeitura de Restinga se compromete a realizar os serviços necessários para a instalação do encanamento”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

A demanda pelo reforço do sistema de distribuição foi reforçada depois da inauguração, há dois meses, de três novos poços de captação de água no Assentamento 17 de Abril. Cerca de R$ 300 mil foram investidos na melhoria pelo Itesp, depois de pedido do deputado estadual Roberto Engler, feito a partir de reivindicação dos produtores do assentamento.


DESTOCA
Há dois anos, o Assentamento 17 de Abril, na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga, já havia recebido outro investimento intermediado pelo deputado Roberto Engler junto ao Itesp. O instituto retirou tocos de árvores que atrapalham o cultivo da terra em parte dos lotes do assentamento.

O destocamento, ou destoca, como é chamada a retirada dos troncos que restam na terra após o corte das árvores, foi possível graças a R$ 800 mil em recursos adicionais incluídos pelo deputado no orçamento do Itesp para 2014. Cerca de 230 hectares receberam a destoca. Essa metragem foi dividida pela quantidade de lotes que necessitavam do serviço, para que cada uma das famílias fosse beneficiada igualmente.

O Assentamento 17 de Abril foi implantado na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga, em setembro de 1998. Abriga mais de 200 famílias, que promovem atividades de agricultura, em especial a produção de frutas, legumes e verduras, além da criação de animais. Sua área total é de 2.979 hectares.