27/09/2017

Alckmin entrega novo prédio do Fórum de São Joaquim da Barra

Prédio antigo será doado ao município e vai abrigar a Diretoria de Ensino

imagem_destaque

Novo Fórum de São Joaquim da Barra representa investimento de R$ 9,8 milhões

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou, nesta manhã, o novo prédio do Fórum de São Joaquim da Barra. Com intermediação do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), R$ 9,8 milhões foram investidos pelo Governo do Estado de São Paulo na obra. 

Durante a inauguração, Geraldo Alckmin confirmou a doação, por parte do Governo do Estado, do prédio antigo do Fórum para a Prefeitura de São Joaquim da Barra. O imóvel vai acomodar a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação.

O novo prédio entregue hoje (27) tem capacidade para abrigar até três Varas, além do Juizado Especial, e foi erguido em terreno de 10 mil metros quadrados cedido pelo município e localizado entre as ruas Vera Lúcia Flora, João Chaim, José Raphael Rocha e João Blésio.

O início da obra se deu em 2014, depois de negociação comandada pelo deputado Roberto Engler junto à então secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda.

“No primeiro semestre de 2014, me lembro bem, juntamente com outros colegas deputados que também buscavam fóruns para suas cidades, conseguimos convencer a Secretaria da Justiça a construir um novo prédio para o Fórum de São Joaquim. A entrega da obra representa uma grande conquista, fruto da soma do esforço de muitos”, disse o deputado Roberto Engler.

“É um grande prédio, importante para garantir acesso à Justiça na comarca de São Joaquim da Barra. Democracia é igualdade de oportunidades e de direitos, a razão da lei. Que todos sejam iguais perante a lei, que garante o acesso àqueles que precisam do Judiciário”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante a entrega do fórum.

Roberto Engler celebrou que a entrega do prédio vai solucionar ainda outra demanda recente de São Joaquim da Barra, com a destinação do antigo imóvel do Fórum para abrigar a Diretoria Regional de Ensino da região.

“Com a doação do antigo Fórum para o município, está resolvida a questão do prédio da Diretoria de Ensino, outro assunto para o qual trabalhamos nos últimos meses. Como sempre dissemos, a DE não vai deixar a cidade ou ocupar prédios de escolas estaduais, em especial a Escola Estadual Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta”, ressaltou o parlamentar.


O NOVO FÓRUM
O novo Fórum de São Joaquim da Barra possui três pavimentos e 3,3 mil metros quadrados de área construída, sendo a maior parte destinada ao Tribunal de Justiça, a quem cabe mobiliar e ocupar o imóvel. 

O imóvel dispõe de espaços para o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil. Também estão previstas áreas para psicólogas e assistentes sociais e para posto bancário.

O prédio é servido por elevador e atende às normas de acessibilidade, inclusive com sanitários para pessoas com necessidades especiais em todos os pavimentos. O estacionamento do fórum possui 60 vagas.

Além do governador Geraldo Alckmin, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian (PPS), o vice-prefeito Éder Tavares (PSDB) e os vereadores Cláudio Roberto Caridade, o Cheba (PSDB), e Tieta Melo (PSDB), entre outras autoridades, participaram da cerimônia desta quarta-feira (27).


Foto: Alexandre Carvalho/A2img/SPNotícias