17/08/2017

Aeroclube quer utilizar área do Aeroporto de Franca

Daesp vai avaliar pedido intermediado pelo deputado Roberto Engler

imagem_destaque

Roberto Engler, Fábio Calloni e José Ferreira Neto

O Aeroclube de Franca solicitou, ao Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a cessão de área com aproximadamente 10 mil metros quadrados do Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca. O departamento vai avaliar se é possível atender o pedido.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e o diretor aerodesportivo do Aeroclube de Franca, José Ferreira Neto, se reuniram com o superintendente do Daesp, Fábio Calloni, na tarde de terça-feira (15), em São Paulo, tratando do assunto.

A área a ser cedida abrigava uma antiga antena de comunicação aeroviária, que foi desativada em 2013 e removida do local em maio deste ano. No local, há três prédios, hoje vazios, onde funcionava a estrutura de suporte para a antena.

A intenção é utilizar o espaço e as três edificações existentes nele para as atividades do GEAr (Grupo Escoteiro do Ar) Comandante Pitininho (Durvalino Meletti), um braço social do aeroclube. 

O GEAr Comandante Pitininho realiza trabalho educacional de preservação do bem público, no caso o próprio aeroporto, e de conscientização relacionada à aeronáutica, atendendo anualmente cerca de 300 crianças e jovens de Franca e região. O grupo ainda se compromete a fazer a manutenção das instalações físicas que seriam cedidas.

Atualmente, a área é administrada pela Infraero, que já avisou que não tem interesse em mantê-la e que vai repassá-la ao Daesp. “O amigo Fábio Calloni vê o pedido com bons olhos, mas pretende avaliar internamente a possibilidade de acatar a solicitação que foi apresentada”, revelou o deputado estadual Roberto Engler.

José Ferreira Neto, que, além de diretor aerodesportivo do Aeroclube de Franca, também é o diretor presidente do Grupo Escoteiro do Ar Comandante Pitininho aguarda ansioso por uma resposta positiva do departamento. “Fomos muito bem recebidos pelo senhor Fábio Calloni e, em se confirmando a cessão do espaço, será uma ótima notícia”, disse.