02/08/2017

Jeriquara solicita programas ligados ao emprego

Cidade deve obter vagas de capacitação e qualificação profissionais

imagem_destaque

Roberto Engler, José Luiz Ribeiro e Éder Gonçalves

Reunião na Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), na manhã de hoje (2), tratou da liberação de políticas estaduais ligadas ao emprego para Jeriquara. Até o primeiro semestre de 2018, a cidade deve ser atendida por meio dos programas Frente de Trabalho e PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional).

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o prefeito Éder Luiz Carvalho Gonçalves (PSDB), o vereador Alberico Nonato Coelho (PR) e o contador da Prefeitura Municipal, Gustavo Henrique Costa, foram recebidos pelo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, pelo diretor executivo do Banco do Povo, Marcos Wolff, e pelos assessores de gabinete, Alan Cortez e Anselmo Cândido. 

A comitiva representativa de Jeriquara solicitou a liberação de vagas para o Programa Frente de Trabalho, que alia capacitação profissional com o aproveitamento dos trabalhadores em atividades coordenadas pela Prefeitura, e para o PEQ, que aborda especificamente cursos de qualificação. Tanto o Frente de Trabalho quanto o PEQ oferecem ajuda de custo aos participantes.

“Deixamos a secretaria com o compromisso de que Jeriquara possa ser contemplada com algumas vagas do Frente de Trabalho no próximo ano. Com relação ao PEQ, a atuação está sendo feita de forma regionalizada e a cidade deve ser atendida quando a região de Franca for beneficiada, o que não deve demorar”, revelou o deputado estadual Roberto Engler.

Para concretizar a liberação de vagas de ambos os programas, Jeriquara precisa cumprir alguns requisitos, entre eles estar com sua Comissão Municipal do Emprego em situação regular. Segundo o prefeito Éder Gonçalves, essas medidas já estão sendo tomadas.


BANCO DO POVO
O Banco do Povo de Jeriquara, em funcionamento desde 2013, também foi assunto durante a audiência. Secretário e prefeito discutiram formas de aumentar o número de empréstimos concedidos na cidade. 

“O Banco do Povo é um programa com resultados incríveis e a população de Jeriquara precisa ser informada sobre todas as possibilidades de apoio financeiro que podem ser obtidas por meio do órgão”, afirmou o deputado Roberto Engler.

O Banco do Povo oferece financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, para capital de giro e investimento fixo, como forma de viabilizar o desenvolvimento social e econômico local. 

Os empréstimos variam de R$ 200 a R$ 20 mil. Além das ações para micros e pequenos negócios, disponibiliza também linhas de crédito especiais para motofretistas, taxistas e produtores rurais.


Foto: Gabriel Luna/Sert