28/06/2017

Aramina solicita verbas para sistema de água e esgoto

Deputado Roberto Engler e prefeita Dalvinha foram recebidos em São Paulo

imagem_destaque

Ricardo Borsari, Dalvinha, Benedito Braga e Roberto Engler

Troca de hidrômetros, avaliação do sistema de água para eventual perfuração de um novo poço de captação, revitalização da lagoa de tratamento de esgoto. Essas foram as solicitações apresentadas por Aramina à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, na manhã de hoje (28), em São Paulo. Todos os pedidos têm chances reais de serem atendidos ao longo dos próximos meses.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), a prefeita de Aramina, Dalva Aparecida Pierazo, a Dalvinha (PSDB), os secretários municipais de Governo, Beethoven de Oliveira, e de Administração, Carlos Antonio Rodrigues, e o coordenador regional do PSDB, Carlos Scandiuzzi, foram recebidos pelo secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e pelo presidente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari.

“Foi uma importante e produtiva reunião de trabalho, que deve produzir significativas conquistas para Aramina em breve, seja por meio de repasse de recursos financeiros, seja por meio de apoio técnico”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

A prefeita Dalva Pierazo pretende trocar os hidrômetros de todas as cerca de 2 mil ligações de água do município. Com isso, o plano é que a conta de cada casa seja cobrada conforme o real consumo e não mais com uma taxa única. A troca dos hidrômetros deve custar cerca de R$ 300 mil e deve ser financiada pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

“A troca dos hidrômetros vai nos permitir medir exatamente quanto cada um tem gastado e isso significa que cada família vai pagar exatamente o que consome. Dessa forma, cobrança será bem mais justa”, ressaltou a prefeita Dalvinha.

Um planejamento geral do sistema de saneamento da cidade está em andamento e deve prever ações relacionadas não apenas à água, mas também ao esgoto, ao descarte de resíduos sólidos e à drenagem urbana.

Enquanto esse retrato da situação global de Aramina está sendo feito, o município analisa a possibilidade de perfurar um novo poço de captação para reforçar o sistema de abastecimento de água. Para avaliar se há realmente a necessidade dessa fonte adicional de captação, técnicos do Daee devem visita a cidade em breve.

A mesma visita técnica servirá ainda para dar andamento à terceira solicitação apresentada por Aramina durante a audiência: a possibilidade de desassoreamento da lagoa de tratamento de esgoto. A lagoa está próxima de seu limite e o Daee acredita que seja possível realizar um plano de trabalho que renove o potencial de purificação da estação.

“Cada uma das demandas trazida pela prefeita Dalvinha foi devidamente orientada, com boas chances de avançar dentro da secretaria, com apoio do Daee e do Fehidro. Agradeço a atenção do secretário Benedito Braga e do amigo Ricardo Borsari, do Daee. Seguiremos atuando para concretizar o que foi tratado hoje”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.