13/06/2017

Fatec de Barretos pode ocupar antigo prédio do Ateneu

Centro Paula Souza deve vistoriar imóvel até o fim do mês

imagem_destaque

Laura Laganá, Roberto Engler e Guilherme Ávila

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Barretos pode ocupar o antigo prédio do Ateneu, até pouco tempo utilizado pelo CEEJA (Centro Estadual de Ensino para Jovens e Adultos). A possibilidade foi discutida em audiência, na manhã de hoje (13), em São Paulo. 

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o prefeito Guilherme Ávila (PSDB) e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Peroni, se reuniram com a professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, órgão que administra Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs em todo o estado de São Paulo.

A instalação da Fatec de Barretos no prédio do antigo Ateneu depende de uma avaliação que deve ser realizada por engenheiros do Centro Paula Souza até o fim do mês. Se os técnicos concluírem que o imóvel é adequado para a faculdade, caberá à Prefeitura Municipal de Barretos efetuar as reformas e adaptações necessárias para isso.

“Com a alternativa do prédio do Ateneu, precisamos do parecer do Centro Paula Souza, sem o qual não é possível avançar. Vamos torcer para que o imóvel esteja apto a receber a Fatec para, a partir disso, avançar para outras etapas”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

Durante a audiência, ficou estabelecido ainda que, confirmada a possibilidade de instalação provisória da Fatec de Barretos, os primeiros cursos a serem instalados na cidade devem ser da área de Administração/Gestão. 

Além disso, um novo estudo deve ser desenvolvido pelo Centro Paula Souza e pelo município, com a participação do Hospital do Câncer de Barretos, para determinar uma formação ligada à Saúde, seja em Biomedicina ou na área de equipamentos hospitalares. Não está descartada, também, a formatação de um currículo novo, que atenda especificidades da cidade e da região.

Pequenos detalhes em relação à doação do terreno onde será construído o prédio definitivo da Fatec de Barretos também foram tratados durante o encontro. Uma mínima diferença quanto à extensão da área de 20 mil metros quadrados que será destinada pela Prefeitura de Barretos ao Centro Paula Souza adiou a cessão, mas o problema já foi solucionado. O terreno fica em frente ao aeroporto de Barretos, junto ao futuro Parque Tecnológico.

“Com relação à construção da Fatec de Barretos, digamos que, com a doação do terreno, entramos na fila. No momento financeiro complicado que o Governo do Estado atravessa, a liberação dos recursos necessários é difícil. Mas, com tudo pronto, ela passa a ser ao menos possível, quem sabe em médio prazo”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.


NOVA ESCOLA ESTADUAL
Também na manhã de hoje (13), o deputado estadual Roberto Engler se reuniu com o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, e solicitou a construção de uma nova escola estadual no bairro Cecap, em Barretos. A solicitação foi feita com base na previsão de que a demanda de vagas na vizinhança deve crescer nos próximos anos.

“A construção da nova escola estadual foi incluída entre as prioridades da pasta. A tendência é de que o pedido seja acatado. Vamos aguardar os trâmites internos da pasta para poder confirmar a boa notícia”, disse o deputado Roberto Engler.