25/04/2017

Projeto dá nome a retorno na Maurílio Biagi

Proposta do deputado Roberto Engler homenageia Waldemar Toniello

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) apresentou o projeto de lei 229/2017, que dá o nome de Waldemar Toniello a retorno localizado no km 2,7 da Rodovia Maurílio Biagi (SPA-343, da SP-322), em frente à Usina Santa Inês, em Sertãozinho. A matéria foi publicada no Diário Oficial de hoje (25) e deve iniciar tramitação na Assembleia Legislativa nos próximos dias.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Roberto Engler depois de sugestão da vereadora Neli Toniello (PPS) e do ex-vereador Márcio Leite e homenageia importante personalidade da sociedade sertanezina, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade e da região.

“É uma honra ser o autor desse projeto, ainda mais se tratando de uma homenagem justa sendo feita em vida. Conheço um pouco da história do senhor Waldemar Toniello e sei o quanto ela é bonita e o quanto ele é merecedor”, disse o deputado Roberto Engler.

Waldemar Toniello nasceu em Sertãozinho, em 1928. Viveu sua infância na Fazenda Córrego das Pedras e, ainda muito novo, se envolveu com os afazeres da roça. Isso fez com que fosse obrigado a deixar de estudar cedo, no entanto permitiu que toda a sua disposição e seu talento com as coisas do campo aparecessem rapidamente.

Ainda adolescente, Toniello já dominava os processos e afazeres relacionados ao cultivo da cana e ao engenho. Foi um dos primeiros tratoristas da região e já planejava iniciar seus próprios negócios. Junto com seus irmãos, alcançou evolução gradativa e não só continuou com a ideia principal da atividade da cana como também investiu em todos os setores que envolviam o álcool combustível. 

Casou-se com a Senhora Carlinda Moi Toniello, com quem teve três filhos, seis netos e uma bisneta. Atualmente aposentado, leva vida pacata, sempre no sítio onde cresceu, próximo à Natureza, cuidando de sua horta e de seu pomar, na companhia da família e de amigos.