30/03/2017

Roberto Engler solicita nova ponte entre Morro Agudo e Viradouro

Parlamentar pediu que estudos do DER sobre a obra sejam retomados

imagem_destaque

Armando da Costa Ferreira e Roberto Engler

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) voltou a solicitar ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que uma nova ponte seja construída entre Morro Agudo e Viradouro na Rodovia Vicinal Professor Orlando Diniz Junqueira (em Viradouro, Rodovia Vicinal Durval Marçal Vieira). O assunto foi tema de audiência com o superintendente do departamento, Armando Costa Ferreira, na última quarta-feira (29).

Há cerca de dois anos, o deputado Roberto Engler trabalhou pela nova ponte, mas a crise de arrecadação enfrentada pelo Governo do Estado congelou os estudos sobre a obra. Na reunião desta semana, o parlamentar pediu que as medidas para atender a reivindicação sejam retomadas.

Segundo o superintendente do DER, Armando Costa Ferreira, a nova ligação sobre o Rio Pardo deve ser projetada em um ponto diferente de onde está a ponte atual. Para tanto, seria necessário modificar o trajeto da estrada.

A intenção é buscar um local onde a largura do curso do rio seja a menor possível, o que diminuiria custos. No entanto, o projeto que chegou a ser iniciado há cerca de dois anos identificou que o ponto ideal não é passível de ser utilizado.

“Os estudos que foram feitos mostraram que uma parte das margens do rio é formada por brejos que inviabilizam a construção da ponte. Por isso, novos apontamentos terão de ser feitos”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

Para reiniciar a preparação do projeto da nova ponte, o DER pretende realizar um EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), buscando principalmente encontrar outro local para realizar a obra.

A atual ponte entre Morro Agudo e Viradouro tem 285 metros de comprimento e 5,1 metros de leito carroçável e permite a passagem de apenas um veículo por vez.