24/03/2017

Novos poços da Boa Sorte devem funcionar até o fim do mês

Reforço na captação vai equilibrar sistema de água do assentamento

imagem_destaque

Imagem de arquivo mostra o deputado Roberto Engler durante visita ao Assentamento Boa Sorte

Três novos poços profundos para captação de água no Assentamento 17 de Abril, na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga, região de Franca, devem começar a funcionar até o fim deste mês. As novas fontes hídricas disponíveis para a comunidade foram fruto de investimento do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Cerca de R$ 300 mil foram gastos com os poços, depois de pedido feito pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), a partir de reivindicação feita por produtores do assentamento. 

O diretor do Itesp, Marco Aurélio Pila, autorizou a perfuração dos poços de captação de água no primeiro semestre de 2015. Eles estão prontos desde meados de 2016 e aguardavam ligação de energia para poder operar. Essa ligação deve ser feita na próxima semana.

Cerca de 30% dos lotes da antiga Fazenda Horto da Boa Sorte sofrem com instabilidade no abastecimento de água. A captação adicional deve normalizar esse serviço e resolver os problemas existentes.

“A água é essencial para qualquer pessoa. No caso dos agricultores, mais ainda. Então é uma ótima notícia saber que o atendimento desse nosso pedido vai poder tranquilizar centenas de trabalhadores e suas famílias”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler. “Agradeço, uma vez mais, ao Itesp, pela atenção que sempre dá às nossas solicitações”, completou ele.


DESTOCA
Recentemente, o Assentamento 17 de Abril, na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga, já havia recebido outra melhoria intermediada pelo deputado Roberto Engler junto ao Itesp. O instituto retirou tocos de árvores que atrapalham o cultivo da terra em parte dos lotes do assentamento.

O destocamento, ou destoca, como é chamada a retirada dos troncos que restam na terra após o corte das árvores, foi possível graças a R$ 800 mil em recursos adicionais incluídos pelo deputado no orçamento do Itesp para 2014. 

Cerca de 230 hectares receberam a destoca. Essa metragem foi dividida pela quantidade de lotes que necessitavam do serviço, para que cada uma das famílias fosse beneficiada igualmente. Ainda restam hectares no assentamento que permanecem com os tocos.

O Assentamento 17 de Abril foi implantado na antiga Fazenda Horto da Boa Sorte, em Restinga, em setembro de 1998, e possui 159 lotes. Abriga mais de 200 famílias, que promovem atividades de agricultura, em especial a produção de frutas, legumes e verduras, além da criação de animais. Sua área total é de 2.979 hectares.