20/02/2017

Aglomerado Urbano recebe o apoio do deputado federal Adérmis Marini

Articulação pela região intermunicipal vai ganhando força

imagem_destaque

Reunião teve a participação de diversas lideranças políticas e civis

Reunião na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), marcou a adesão do deputado federal Adérmis Marini (PSDB) ao movimento pela criação do Aglomerado Urbano da região de Franca. Adérmis discutiu o assunto com o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), com representantes do G6 (Grupo Político Econômico Suprapartidário de Franca) e com os vereadores Carlos César Arcolino, o Kaká (PSDB), Correa Neves Júnior (PSD) e Marcos Antônio Pereira (PSDB).

A integração regional oferecida pela criação do Aglomerado Urbano permitirá unificar o planejamento e a implantação de políticas públicas em determinadas áreas temáticas. Para o deputado federal Adérmis Marini, é uma chance de promover o desenvolvimento da região. "Pensando no desenvolvimento de Franca e da região, essa é uma iniciativa importantíssima", afirmou.

O deputado estadual Roberto Engler avalia com entusiasmo o envolvimento de várias lideranças de Franca e da região na articulação pelo Aglomerado Urbano na região de Franca. "O reforço do deputado Adérmis Marini e do G6 agregam representatividade a essa reivindicação. E, ao longo das próximas semanas, esse movimento só tende a crescer mais e mais. Na quinta-feira (23), devemos realizar mais dois encontros, na Câmara Municipal de Franca e também na Câmara Municipal de São Joaquim da Barra", ressaltou.

No próximo dia 20 de março, a convite do deputado estadual Roberto Engler, o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e o diretor vice-presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, estarão em Franca para debater a criação do Aglomerado Urbano da região com lideranças políticas e civis. O encontro deve ocorrer às 10 horas, no auditório do Senai. A intenção é esclarecer detalhes sobre como se dá a criação do órgão intermunicipal e também sobre como é o seu funcionamento. 

Anfitrião da reunião realizada na manhã de hoje (20), o G6 é formado pela Acif, pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), pela Maçonaria, pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pelo Sindifranca (Sindicato das Indústrias de Calçado de Franca) e pela Unimed. Entre as lideranças civis presentes no encontro de hoje (20), estavam Dorival Mourão Filho, José Alexandre Jorge, Paulo Zamikhowsky, Alberto Rocchetti Netto, Waldir Paludeto, Nilton Colmanetti, José Carlos Brigagão do Couto, Nilson Salomão, João Batista de Lima, Myrian Ravanelli Scandar Karan e Marcelo Noronha Mariano.

A princípio, o Aglomerado Urbano seria formado por Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista, totalizando 18 cidades. Não está afastada, no entanto, a hipótese de inclusão de outros municípios vizinhos, a depender dos estudos que vêm sendo realizados pela Emplasa.

A criação de um Aglomerado Urbano traz potenciais ganhos para as cidades envolvidas e busca, acima de tudo, encontrar soluções intermunicipais para os problemas da região em diferentes áreas, especialmente Mobilidade Urbana, Transporte, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente.

A definição de políticas públicas para um conjunto de municípios tende a resultar em mais facilidade para a captação de investimentos e em soluções ao mesmo tempo mais eficientes e mais baratas. Facilita, ainda, o planejamento de médio e longo prazo para a região.

As ações a serem empreendidas no Aglomerado Urbano passam pela deliberação de dois conselhos, o de desenvolvimento e o consultivo. O primeiro é composto por representantes das prefeituras e do Governo do Estado. O segundo é formado por câmaras temáticas, com a participação direta da sociedade civil.

O estado de São Paulo tem, atualmente, dois Aglomerados Urbanos já criados, nas regiões de Jundiaí e Piracicaba.



Atualizado em 22/02/2017, às 15h36.