02/12/2016

Roberto Engler solicita que não haja mudanças em Salas de Leitura

Intenção é evitar alterações em programa bem sucedido nas escolas estaduais

imagem_destaque

Roberto Engler e José Renato Nalini

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) solicitou, ao secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, que o Governo não altere o sistema de ensino estabelecido para o Programa Sala de Leitura, em prática em mais de 3 mil escolas estaduais paulistas. O pedido foi apresentado em reunião realizada na terça-feira (29).

As Salas de Leitura são espaços pedagógicos de trabalho interdisciplinar que disponibilizam, aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional, incentivando a leitura e apoiando o currículo escolar.

Roberto Engler foi o portador de manifestações de diversos diretores e diretoras de escola que não desejam mudanças no sistema que hoje já funciona bem. A preocupação essencial desses diretores e diretoras está em manter os professores que hoje são monitores das Salas de Leitura nessa função. Nos últimos meses, a secretaria aventou a possibilidade de alterações no preenchimento dessas vagas.

"Tive a chance de expor toda essa preocupação ao secretário José Renato Nalini, que afirmou que um conjunto de reformas no Programa Salas de Leitura chegou a ser discutida, mas que, a princípio, as medidas discutidas estão suspensas", revelou o deputado Roberto Engler.