23/11/2016

Ato Solene celebra 21 anos do Projeto Guri

Evento comemora o aniversário do maior projeto sociocultural brasileiro

imagem_destaque

Imagem mostra a apresentação da Orquestra Verde do Guri - Polo de Franca; cidade tem uma das principais unidade do Guri no interior de São Paulo

Os deputados estaduais Roberto Engler (PSDB) e Leci Brandão (PC do B), ambos da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, propõem um ato solene em homenagem aos 21 anos do Projeto Guri. O evento ocorre no dia 28 de novembro de 2016, a partir das 16 horas, no Auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa.

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. 

Atualmente, mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em 410 polos de ensino distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Associação Amigos do Guri, enquanto o controle dos 46 polos da capital e da Grande São Paulo fica por conta da organização social Santa Marcelina Cultura. 

Para comemorar todo esse êxito, serão homenageadas 21 pessoas – entre educadores, funcionários, alunos e familiares – que contribuíram para a prosperidade do projeto. 

Além disso, estão previstas apresentações musicais do Grupo de Referência de Sorocaba – Coral e Percussão e da Big Band Infantojuvenil do Guri. Haverá também uma exposição fotográfica, que conta a história dos 21 anos do programa em imagens. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 09/12.