29/07/2016

Em Franca, secretário inaugura a EE Stella da Matta Ambrósio

Entrega da obra marcou homenagem à educadora que dá nome à unidade

imagem_destaque

José Renato Nalini, Kelly Figueiredo e Roberto Engler

Reconhecimento e homenagens marcaram a inauguração da Escola Estadual Stella da Matta Ambrósio, no Jardim Pulicano, em Franca. Acompanhado do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, entregou a unidade na manhã de hoje (29).

A cerimônia teve a diretora Kelly Cristina Polo Figueiredo como anfitriã e contou ainda com a presença da dirigente regional de ensino, Maria Luiza Franco, de familiares da educadora homenageada, de representantes da comunidade escolar e de autoridades locais.

Figura notória da Educação em Franca e região, a professora Stella da Matta Ambrósio foi devidamente lembrada. Seu nome foi atribuído à escola estadual do Jardim Pulicano por meio da lei 16.203, de autoria do deputado estadual Roberto Engler. “Fico feliz de ter sido o portador desse justo reconhecimento”, avaliou o parlamentar.

“Um momento de alegria que serve para eternizar a trajetória da professora Stella, que dedicou sua vida toda à Educação e, com certeza, vai, de alguma forma, zelar para que o lema da escola, que diz que ‘aqui se aprende feliz’, se torne cada vez mais concreto”, afirmou o secretário de Educação, José Renato Nalini.

A mais nova escola estadual de Franca está em funcionamento desde o segundo semestre do ano passado, atendendo estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nalini revelou que o investimento do Governo do Estado de São Paulo na unidade, erguida em terreno cedido pelo município, passou de R$ 5 milhões e falou sobre a necessidade de preservação do patrimônio escolar por meio da interação com a comunidade

“Sabemos que quando há uma participação ativa das pessoas na vida da escola as ocorrências de depredação e vandalismo são infinitamente menores. Isso ocorre, por exemplo, onde temos o Programa Escola da Família. Então esse envolvimento é sempre muito importante”, disse o secretário.

“Sem dúvida, o relacionamento da escola com a comunidade em que ela está inserida é muito importante, porque ajuda a aumentar o sentimento de pertencimento da escola com as pessoas e das pessoas com a escola. Essa inauguração de hoje nos mostrou um sinal muito positivo aqui na EE Stella da Matta Ambrósio, que é justamente nesse sentido. Embora seja uma unidade bastante nova, já se percebe uma inclinação desse sentido, uma energia muito positiva”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.


HOMENAGEADA
Stella da Matta Ambrósio nasceu em São Simão, no dia 21 de outubro de 1921. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Simão da Silva, sempre boa aluna e estimada pelos colegas. Ainda em São Simão, concluiu o curso ginasial, durante o qual sentiu o desejo de ensinar, manifestando a sua vocação para o magistério.

Com dedicação e entusiasmo cursou a Escola Normal Livre de Ribeirão Preto, recebendo o diploma de professora normalista. Começou sua missão no magistério no ano de 1941, como professora substituta, de caráter efetivo, do Grupo Escolar de Rifaina.

Ao longo de 36 anos de atuação, Stella da Matta Ambrósio lecionou e dirigiu escolas dos municípios de São Simão, São José da Bela Vista, Franca, Restinga, Patrocínio Paulista, Igarapava, Orlândia e Jardinópolis. Exerceu também funções de supervisão na Diretoria Regional de Educação de Franca e integrou o grupo que planejou a realocação dos alunos nas unidades do então primeiro grau.

Faleceu em 16 de janeiro de 2007, aos 85 anos, lúcida e atuante, com presença marcante na vida de seu marido, seus três filhos, oito netos e um bisneto.