25/04/2016

Lei denomina Stella da Matta Ambrósio escola do Pulicano

Educadora atuou por 36 anos em Franca e cidades da região

A Lei Estadual 16.203, publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (20), dá o nome de Professora Stella da Matta Ambrósio à Escola Estadual do Jardim Pulicano, em Franca. A norma é oriunda do projeto de lei 143/2015, do deputado estadual Roberto Engler (PSDB).

A Professora Stella da Matta Ambrósio dedicou sua vida à Educação, tendo sido professora e diretora de diversas escolas em cidades da região. “Uma valiosa trajetória como educadora que justifica essa e outras homenagens. Fico feliz de ter sido o portador dessa forma de reconhecimento”, disse o deputado Roberto Engler.

Stella da Matta Ambrósio nasceu em São Simão, no dia 21 de outubro de 1921. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Simão da Silva, sempre boa aluna e estimada pelos colegas. Ainda em São Simão, concluiu o curso ginasial, durante o qual sentiu o desejo de ensinar, manifestando a sua vocação para o magistério.

Com dedicação e entusiasmo cursou a Escola Normal Livre de Ribeirão Preto, recebendo o diploma de professora normalista. Começou sua missão no magistério no ano de 1941, como professora substituta, de caráter efetivo, do Grupo Escolar de Rifaina.

Ao longo de 36 anos de atuação, Stella da Matta Ambrósio lecionou e dirigiu escolas dos municípios de São Simão, São José da Bela Vista, Franca, Restinga, Patrocínio Paulista, Igarapava, Orlândia e Jardinópolis. Exerceu também funções de supervisão na Diretoria Regional de Educação de Franca e integrou o grupo que planejou a realocação dos alunos nas unidades do então primeiro grau.

Faleceu em 16 de janeiro de 2007, aos 85 anos, lúcida e atuante, com presença marcante na vida de seu marido, seus três filhos, oito netos e um bisneto.