20/04/2016

Campanhas de prevenção podem ser levadas às escolas

Projetos do deputado Roberto Engler querem conscientizar alunos

imagem_destaque

Roberto Engler avalia que estudantes podem assimilar e multiplicar as informações recebidas durante as campanhas

Quatro projetos de lei do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) pretendem levar campanhas de Saúde para dentro das escolas estaduais do estado de São Paulo. A ideia é que a conscientização para a prevenção de doenças se inicie entre as crianças e adolescentes, convertendo-os em multiplicadores das informações.

As propostas tratam das campanhas Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), Outubro Rosa (de combate ao Câncer de mama), Maio Amarelo (por um trânsito mais seguro) e Dezembro Vermelho (de prevenção do HIV/Aids) e deixam a regulamentação das ações a cargo do Poder Executivo. Todos os projetos estão tramitando pelas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

“Crianças e jovens naturalmente assimilam de forma mais fácil as orientações que recebem. No ambiente de aprendizado, ainda mais. Além disso, os estudantes acabam, muitas vezes, levando os conteúdos discutidos na sala de aula e na escola pra casa, podendo, assim, ampliar o alcance das campanhas”, avaliou o deputado Roberto Engler.

O Novembro Azul tem como foco o câncer de próstata e o público masculino e foi instituído oficialmente no estado de São Paulo por meio de lei de autoria do próprio deputado Roberto Engler. O projeto de lei 1532/2015 cria a campanha Novembro Azul na Escola.

O Outubro Rosa é uma campanha que já vem sendo realizada anualmente por órgãos públicos e privados, tem como público as mulheres e visa a combater fundamentalmente o câncer de mama. O projeto de lei 1533/2015 cria a campanha Outubro Rosa na Escola.

O Maio Amarelo aborda ações de prevenção e educação pela diminuição de vítimas e acidentes de trânsito, com a intenção de promover a reflexão sobre as ações diárias de cada cidadão. A campanha ainda não foi oficializada no estado e é objeto do projeto de lei 844/2014, do deputado Roberto Engler, que está pronto para votação. O projeto de lei 280/2016 cria a campanha Maio Amarelo na Escola.

O Dezembro Vermelho é dedicado a ações de prevenção do HIV/Aids, com ações de prevenção, esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de transmissão, detecção e tratamento. O projeto 1539/2015, do deputado Roberto Engler, oficializa a campanha em São Paulo e está concluindo sua tramitação pelas comissões da Assembleia Legislativa. O projeto de lei 282/2016 cria a campanha Dezembro Vermelho na Escola.

“A iniciativa de tentar fazer com que esses relevantes temas de Saúde sejam debatidos já com as crianças e os jovens pode ser fundamental para criar a consciência da prevenção desde cedo”, disse o deputado estadual Roberto Engler.