15/03/2016

Roberto Engler completa 25 anos como deputado estadual

Para o parlamentar, atuação mantém essência: “ser instrumento das pessoas”

imagem_destaque

Imagem de arquivo mostra Roberto Engler sendo diplomado deputado estadual pela primeira vez

Quinze de março de 1991. Nesta data, o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) iniciou sua trajetória na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Desde então, vários e vários discursos já foram feitos pelo parlamentar nos plenários do Legislativo Paulista, assim como inúmeras leis, realizações e conquistas regionais contaram com o seu trabalho.


Quando Roberto Engler iniciou seu primeiro mandato, o País e o mundo eram outros. Fernando Collor governava o Brasil, a Guerra do Golfo, entre Estados Unidos e Iraque, tinha terminado há duas semanas, Ayrton Senna era o então campeão de Fórmula 1. Muita coisa mudou desde então, não é mesmo? No entanto, para ele, ao longo de 25 anos como deputado estadual, a essência de sua atuação não se alterou.


“A política é a forma mais eficaz de melhorar a vida das pessoas. Sendo assim, para se dedicar à Política, o indivíduo precisa ter uma qualidade primeira: gostar de gente. Se não gostar de gente, não adianta. Vai acabar buscando apenas seu próprio bem e ignorar o principal. O deputado, o político de forma geral, deve ser um instrumento a favor das pessoas”, diz Roberto Engler.


O trabalho de Roberto Engler já demonstrou eficácia de diversas formas. Ele já foi vice-presidente da Assembleia Legislativa, liderou a bancada do PSDB por quatro vezes, foi relator do Orçamento do estado em nove oportunidades.


Realizações e projetos de Governo essenciais para a vida dos paulistas e, acima de tudo, para a população de Franca e região contaram com seu apoio e articulação para se tornarem realidade.


“Vejo, claramente, como as coisas avançaram ao longo desse tempo. Isso, é claro, não é mérito individual, mas um processo que se desenrolou com a ajuda de todos. Mas me sinto gratificado em saber que muitas conquistas de que a população usufrui hoje contaram com a nossa participação”, revela Roberto Engler.


Alguns números dão ideia da produção legislativa do deputado estadual Roberto Engler desde 1991. Cento e oitenta e um, dos seus 280 projetos de lei/resolução apresentados, foram aprovados. Oitenta deles foram arquivados e 19 estão em tramitação na Assembleia Legislativa.


“Nossa função mais forte sempre foi a de intermediação regional, uma função muito próxima do parlamentar distrital, muito mais do que de legislador, até porque, no âmbito estadual, as restrições temáticas e de prerrogativas são muito grandes”, pondera o deputado.


“Mesmo assim, acredito que há pontos positivos que pudemos alcançar também nessa área. Ressalto, em especial, a lei de transparência dos precatórios (13.087), a de proteção ao consumidor contra cobrança indevida (14.734) e a do Novembro Azul (15.430)”, completa.


Ao completar 25 anos como deputado estadual, Roberto Engler reitera a disposição em seguir fazendo valer a confiança recebida ao longo de todo esse tempo (somente nas últimas eleições, foram 122.544 votos recebidos).


“Como instrumento, sempre estive de prontidão para cumprir as tarefas que me são delegadas pela população. Foi assim há poucos dias, na polêmica dos pedágios, e será sempre que necessário. Cada jornada, cada bandeira empunhada, cada ideia defendida, tudo isso só nos oferece mais aprendizado e mais energia para seguir buscando ser um instrumento cada vez melhor. Essa é a minha missão”, garante Roberto Engler.