02/03/2016

Daee vai iniciar projeto de ETE para Taiaçu

Intenção é que plano básico esteja pronto ainda neste semestre

imagem_destaque

Roberto Engler, Ricardo Borsari e Wladimir Sanchez

Audiência realizada na tarde hoje (2), em São Paulo, definiu que o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai apoiar a Prefeitura de Taiaçu na elaboração de projeto para a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) na cidade. Nos próximos dias, técnicos do departamento devem visitar o município para iniciar os estudos.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o prefeito Wladimir Sanchez (DEM) e o assessor jurídico da Prefeitura de Taiaçu, Alexandre Campanhão, foram recebidos pelo superintendente do Daee, Ricardo Borsari, e pelo coordenador do Programa Água Limpa, Lupércio Ziroldo Antônio.

Taiaçu enfrenta grave problema na área de saneamento, com a saturação da única lagoa de tratamento existente no município. A ideia é que, com a colaboração do Daee, o projeto básico para uma nova ETE esteja pronto ainda neste semestre. Esse projeto tende a ser o ponto de partida para iniciar a solução definitiva do problema.

“Essa é a uma angústia do prefeito Wladimir desde o começo de nosso trabalho por Taiaçu, lá em 2013. Com o apoio do Daee, iniciaremos a caminhada para que Taiaçu possa contar com uma nova ETE”, acredita o deputado estadual Roberto Engler.

A partir de um projeto básico, será possível solicitar a licença ambiental para o empreendimento e prosseguir para a elaboração do projeto final. Esses, aliados à obtenção da área que vai abrigar a ETE, são os requisitos necessários para que a obra possa ser financiada pelo Programa Água Limpa.

“É preciso vencer todas as etapas para que possamos, finalmente, batalhar pelos recursos necessários para construir a Estação de Tratamento de Esgoto. Por isso, ainda não é possível nem mesmo prever o custo da obra. De toda forma, vamos avançando pouco a pouco”, disse o deputado Roberto Engler.


VIATURA
No fim de janeiro, Taiaçu recebeu uma nova viatura para a Polícia Civil. O município foi beneficiado com uma Chevrolet Spin zero quilômetro. Em maio do ano passado, depois de solicitação do prefeito Wladimir Sanchez, o deputado Roberto Engler havia feito a solicitação da viatura ao secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Moraes.