09/12/2015

Lei dá nome de Oswaldo Ribeiro de Mendonça a retorno da SP-425

Homenagem é fruto de projeto de lei apresentado pelo deputado Roberto Engler

A lei estadual 16.031 deu o nome do empreendedor rural Oswaldo Ribeiro de Mendonça a dispositivo de retorno localizado no km 47 da SP-425 – Rodovia Assis Chateaubriand, em Guaíra. A norma é fruto de projeto de lei (142/2015) apresentado pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), depois de sugestão do vereador guairense José Mendonça (PDT).

“É uma homenagem singela a uma figura relevante, que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura regional e construiu um legado de sucesso e de benfeitorias que transcendem os negócios e alcançam a formação do ser humano”, afirma o deputado estadual Roberto Engler.

Oswaldo Ribeiro de Mendonça nasceu em Ipuã, em 1938. Casou-se com Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça, com quem teve três filhos. Formado em Contabilidade, se destacou fortemente, a partir de 1958, no ramo da agricultura e da pecuária.

Foi um dos fundadores da Carol (Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia), uma das maiores e mais modernas cooperativas do Brasil, tendo sido diretor executivo e membro do Conselho Fiscal da cooperativa. Em 1979, foi nomeado conselheiro “Ad-Honorem” para integrar o Alto Conselho Agrícola do Estado de São Paulo. 

Oswaldo Ribeiro de Mendonça sempre prestou serviços às comunidades em que esteve inserido, entre os quais se destacam o financiamento da Creche Armanda Malvina, em Ipuã, e contribuições a escolas e entidades filantrópicas de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia. Faleceu em 1997.