09/12/2015

Projetos querem levar campanhas de saúde pra dentro das escolas

Propostas incluem alunos nas ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul

imagem_destaque

Roberto Engler:

Dois projetos de lei do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) preveem que as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul sejam realizadas no âmbito das escolas públicas do estado de São Paulo. A ideia é que a conscientização para a prevenção de doenças se inicie entre as crianças e adolescentes, convertendo-os em multiplicadores das informações.

O projeto de lei 1532/2015 cria o Novembro Azul na Escola e o 1533/2015, o Outubro Rosa na Escola, e deixam a cargo do Poder Executivo regulamentar como as ações seriam realizadas. As propostas estabelecem ainda que a conscientização dos alunos faça com que eles incentivem seus familiares a realizar exames preventivos das doenças.

O Outubro Rosa é uma campanha que já vem sendo realizada anualmente por órgãos públicos e privados, tem como público as mulheres e visa a combater fundamentalmente o câncer de mama. O Novembro Azul, um pouco mais recente, tem como foco o câncer de próstata e o público masculino e foi instituído oficialmente no estado de São Paulo por meio de lei de autoria do próprio deputado Roberto Engler.

“A iniciativa de tentar fazer com que esses relevantes temas de Saúde sejam debatidos já com as crianças pode ser fundamental para criar a consciência da prevenção desde cedo”, diz o deputado estadual Roberto Engler. “Além disso, como educador, sei que os temas discutidos em sala de aula normalmente são levados pra casa, algo benéfico para atingir não apenas os alunos, mas seus pais, irmãos e outros familiares”, completa o parlamentar.