04/11/2015

Programa da TV Assembleia SP aborda o Novembro Azul

Lei 15.430, do deputado Roberto Engler, foi tema da gravação

imagem_destaque

Doutor Andrey Soares, Roberto Engler, Mauro Frysman e Vanessa Silva

A TV Assembleia SP abordou, no Agora é Lei, programa que trata de normas em vigor no estado, a Lei 15.430, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que oficializou a Campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata, em São Paulo. A gravação ocorreu na tarde desta quarta-feira (4) e o programa vai ao ar ao longo de todo o mês de novembro, em horários variados.

O deputado Roberto Engler participou da gravação, comandada pelo jornalista Mauro Frysman e com as presenças também o Doutor Andrey Soares, do Centro Paulista de Oncologia, e Vanessa Silva, coordenadora de Comunicação do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O programa ressaltou a necessidade da prevenção do câncer de próstata por meio de exames periódicos, especialmente para homem com 50 anos ou mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 69 mil homens sofrerão com o câncer de próstata no Brasil somente em 2015. Estima-se que 90% dos casos diagnosticados em fase inicial sejam curados.

“Foi um bate-papo muito importante, com informações relevantes para a conscientização a doença em si e sobre sua prevenção. O programa é uma ferramenta a mais no sentido de sensibilizar os homens sobre a necessidade de estar atento à sua Saúde sempre”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.

Durante a conversa, o parlamentar enfatizou ainda que a iniciativa de propor a lei do Novembro Azul teve como pressuposto aumentar o envolvimento do Poder Público na mobilização que já existia, especialmente por parte de entidade do Terceiro Setor.

Coube ao Doutor Andrey Soares, esclarecer diversas questões clínicas sobre a próstata, a enfermidade, os sintomas (que não aparecem na fase inicial da doença), os exames clínicos, entre outros assuntos. Vanessa Silva expôs a rotina de ações desenvolvidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para a divulgação da campanha Novembro Azul em todo o Brasil.