07/10/2015

Fatecs recebem inscrições para seu vestibular

São 15.565 vagas em 72 cursos gratuitos de tecnologia

O processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) abre inscrições nesta quarta-feira (7) até as 15h do dia 11 de novembro. Os interessados em ingressar no primeiro semestre de 2016 devem se inscrever exclusivamente no site (www.vestibularfatec.com.br).

São oferecidas 15.565 vagas, número que inclui duas mil vagas para a modalidade a distância, distribuídas entre os 72 cursos gratuitos de tecnologia. Para concorrer, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

“As Fatecs oferecem um ensino gratuito e de qualidade, com grande demanda do mercado de trabalho – mais de 90% dos alunos terminam o curso já trabalhando em sua área de estudo. Por isso, acredito que os jovens que estão concluindo o Ensino Médio devem ficar de olho e aproveitar essa oportunidade”, afirma o deputado estadual Roberto Engler (PSDB).

Para efetuar a inscrição, é necessário acessar o site, preencher a ficha e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 75 (em dinheiro), em qualquer agência bancária. Quem pediu isenção e redução da taxa de inscrição poderá conferir o resultado da solicitação no site do Vestibular antes de se inscrever.

O vestibulando pode escolher um curso em primeira opção e colocar outro como segunda opção: o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

O candidato com deficiências, que precise de condições especiais para fazer a prova, deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até as 15 horas do dia 11 de novembro.


INCLUSÃO SOCIAL
O Sistema de Pontuação Acrescida concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site.


Com informações do Portal do Governo do Estado