18/09/2015

Roberto Engler é cidadão joaquinense

Título honorífico foi entregue na noite de ontem (17), em cerimônia emocionante

imagem_destaque

Éder Tavares e Roberto Engler

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) é o mais novo joaquinense. O parlamentar recebeu, ontem (17), o título de cidadão de São Joaquim da Barra, em cerimônia emocionante, realizada na Câmara Municipal. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Éder Tavares (PSDB) e aprovada por todos os vereadores.

Os 11 vereadores joaquinenses também fizeram questão de participar da cerimônia de entrega na noite de ontem (17), assim como o prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian (PT). Assessorado pelo mestre de cerimônias, Claudinei Bagatini, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Nardelli (PTB), conduziu a sessão solene que teve público de aproximadamente 100 pessoas, entre convidados locais e lideranças de cidades da região.

Após uma breve apresentação da trajetória pessoal e política de Roberto Engler, com ênfase em sua atuação em defesa dos interesses de São Joaquim da Barra, o homenageado ouviu atentamente os pronunciamentos que antecederam a entrega do título.

Cada uma das falas ressaltou a disposição de trabalho de Roberto Engler pelo município e o atendimento atencioso dispensando a todos que procuram o Gabinete do deputado. Entre elas, se destacou o discurso do prefeito Marcelo Mian, que citou o “privilégio” de atuar em parceria com o deputado e o “aprendizado” obtido a partir da observação do modo de agir e de fazer política de Engler.

Em sua fala, o vereador Éder Tavares registrou o relacionamento de proximidade existente entre ele e o deputado estadual Roberto Engler, relatando inúmeras ocasiões em que somaram esforços pela cidade. 

Éder citou diversas conquistas alcançadas em parceria com o deputado e deu detalhes, especialmente, da luta pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto de São Joaquim da Barra, obra de R$ 12 milhões prestes a ser iniciada.

Após a entrega oficial do título de cidadão joaquinense ao deputado Roberto Engler, feita pelo autor do projeto de lei que concedeu a honraria, o vereador Éder Tavares, foi a vez do homenageado discursar.

Visivelmente emocionado, Roberto Engler falou de sentimentos, três no total. Primeiro, ressaltou a felicidade em poder entrar na “casa” de São Joaquim da Barra. “É como se eu estivesse passando na rua e vocês abrissem a porta e me convidassem. ‘Vem, deputado. Entre e faça parte da nossa família’. Não há alegria maior do que essa”.

O segundo sentimento revelado pelo parlamentar foi o de “recompensa”. “Digamos que hoje sou um aluno que fez o exame e foi aprovado. Ou seja, o título é o resultado obtido pelo trabalho realizado pela cidade. Assim, me sinto como um aluno que fez as tarefas e passou na prova”, comparou.

O deputado estadual Roberto Engler falou também sobre a “responsabilidade” ainda maior que o título de cidadão joaquinense lhe confere. “Se já havia um compromisso contínuo de trabalho e de atividade na busca de realizações para São Joaquim da Barra, esse compromisso aumenta, assim como a disposição de convertê-lo em realizações”, garantiu.

Por fim, Roberto Engler agradeceu a todos os vereadores, ao prefeito Marcelo Mian, à Imprensa de São Joaquim da Barra - não apenas pela cobertura daquele momento, mas pela atuação completa ao longo de muito tempo - e a todos os presentes, fazendo menção especial ao amigo vereador Éder Tavares.

“Se eu sempre falei que o Éder é o meu anjo da guarda aqui em São Joaquim da Barra, agora, ele está ‘promovido’ a meu padrinho. Muito obrigado Éder, muito obrigado a todos, muito obrigado ao povo joaquinense, do qual sou o mais novo integrante”, finalizou o deputado Roberto Engler.


PRESENÇAS
Entre outras autoridades e lideranças, participaram da entrega do título de cidadão joaquinense ao deputado estadual Roberto Engler os vereadores Éder Agnello Tavares, Hilário Rocha de Morais Júnior (PT), João Luís Morini (PMDB), José Luís Silva (PT), José Paulo Sena Covas (PT), José Reginaldo Pereira (PT), Lucas Garcia Mingoni (PT), Márcio Ferreira Ceribelli (SDD), Pedro de Jesus Nardelli, Rangel Luís de Melo (PMDB) e Ricardo Borges Júnior (PMDB), e o prefeito Marcelo Mian.

O prefeito de Barrinha, Mituo Takahasi, o Katiá e o vereador David Paula Dias, o Cabo Davi (PPS), o vereador de Sertãozinho, Márcio Leite (PPS), a vice-prefeita de Guará, Maria Aparecida Carrion Degrande, a Cidinha do Didi (PSDB), a vice-prefeita de Sales Oliveira, Cristina Orsi (PR), e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Maulin (PR), o vereador de Ipuã, José Carlos Dias Martins, o Zé Carlos da Força e Luz (PSC), e o ex-prefeito Juscelino Maruno, o presidente da Câmara Municipal de Bebedouro, Beto Mazzeu (DEM), o ex-prefeito de São Joaquim da Barra, Jorge Sandrin, o vereador de São José da Bela Vista, Carlos César (PSDB) e o ex-prefeito José Benedito Barcelos, o Zé Dito, o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Corrente, Eduardo Stefani (PSB), o vereador Mauro Polícia (PMDB) e o ex-prefeito Fernando Figueiredo, entre outros, também estiveram presentes.


TRAJETÓRIA RESUMIDA
A relação de Roberto Engler com São Joaquim da Barra se intensificou no começo da década de 1990, quando o trabalho em prol da cidade começou juntamente com seu primeiro mandato como parlamentar estadual. 

A atuação na área da Educação, com melhorias para escolas públicas e a defesa da Escola Técnica Pedro Badran, sempre foi destaque. A busca de parcerias do Governo do Estado com entidades assistenciais da cidade são outra forte vertente.

Recentemente, os grandes investimentos estaduais obtidos pelo município tiveram a intermediação de Roberto Engler. Entre eles, se destacam a construção do novo Fórum da cidade e da Estação de Tratamento de Esgoto, prevista para começar até o fim do ano, obras de infraestrutura urbana e a recuperação da Rodovia Fábio Talarico.