25/08/2015

Roda Livro tem acervo ampliado

Voltado ao incentivo à leitura, projeto ultrapassa mil títulos disponíveis

imagem_destaque

Roberto Engler, Elaise de Mello Barbosa e Alexandre Ferreira

Ação conjunta de órgãos estaduais, do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e da Prefeitura de Franca permitiu o acréscimo de mais de 400 publicações ao acervo do Projeto Roda Livro, de incentivo à leitura. Boa parte dos exemplares foi entregue a uma das idealizadoras do projeto, a empresária Elaise de Mello Barbosa, ontem (24).

Depois de pedidos do deputado estadual Roberto Engler, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo repassou cerca de 50 títulos à Prefeitura de Franca e a Secretaria Estadual de Cultura, outras 395 publicações. A destinação ao projeto foi feita em sequência, pelo prefeito Alexandre Ferreira (PSDB). Com isso, o acervo do Roda Livro ultrapassou a marca de mil exemplares.

“Há cerca de três meses, a amiga Elaise Barbosa nos falou do projeto e buscamos apoio do Governo do Estado para ampliá-lo. É uma grande ideia, que merece todo incentivo”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.

O Roda Livro é voltado para o empréstimo gratuito de livros. As publicações ficam à disposição de quem quiser em uma “geladeiroteca” (geladeira adaptada), localizada no Franca Shopping (corredor em frente às Lojas Americanas). A intenção é ampliar o número de “geladeirotecas” com o tempo.

A retirada e a devolução das obras podem ser feitas na própria geladeira, que acomoda as publicações em suas prateleiras, de forma organizada por tipo, gênero e tema. O leitor não tem prazo certo para devolver a obra. No entanto, uma devolução rápida sempre permite que mais pessoas tenham acesso a um mesmo título. 

Na própria “geladeiroteca”, as pessoas também podem doar livros para o projeto. Para isso, basta colocá-los em uma gaveta que fica na parte inferior da geladeira.