17/08/2015

Cristais Paulista vai receber kit de cinema

Aparelhos permitem exibição de filmes em espaços públicos

imagem_destaque

Marcelo Mattos e Roberto Engler

Cristais Paulista vai receber um kit de cinema digital da Secretaria Estadual de Cultura. Os equipamentos foram solicitados pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e permitem a realização de sessões gratuitas de cinema em locais públicos, como escolas, auditórios e bibliotecas.

A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, ao parlamentar, na última semana. Nos próximos dias, a Prefeitura deve entregar a documentação necessária para celebração de convênio e garantia da liberação do kit, que se dá por meio do Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica. 

“É uma forma simples, porém eficaz e satisfatória, de incentivar o entretenimento e fomentar o conhecimento que o cinema pode propiciar. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e ao secretário Marcelo Mattos por atenderem nosso pedido em prol de Cristais Paulista”, afirmou o deputado Roberto Engler. 

A atuação de Roberto Engler para a obtenção dos aparelhos para Cristais ocorreu em parceria com o prefeito Miguel Marques (PSDB), com o vice-prefeito Doutor João Joaquim Ferreira (PSDB) e com os vereadores João dos Reis, o Pelezinho (PSDB), Fátima Marques (PSDB) e Elson Gomes dos Santos (PSC).

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica promove a doação de kits compostos por projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som a municípios do interior e litoral do estado de São Paulo que não possuem salas de cinema. Cabe às prefeituras envolvidas disponibilizar o espaço e os profissionais para executar as projeções.

Atrelada a essa ação, a Secretaria de Estado da Cultura também desenvolve o Programa Ponto MIS, no qual o MIS (Museu da Imagem e do Som) dá apoio aos municípios contemplados com os kits, fornecendo acervo e programação, realizando eventos, além da capacitação profissional. 

Dessa forma, o projeto pretende ampliar as atividades culturais gratuitas oferecidas pelas prefeituras das cidades envolvidas. “Outros municípios da nossa região já beneficiados com os kits de cinema, como Itirapuã e Guará, já demonstraram que é o programa é muito bem sucedido”, revelou o deputado estadual Roberto Engler.